Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao de antisoros anti-o e anti-h para a identificacao de sorogrupo e sorotipo de escherichia coli de origem animal.

Processo: 02/06522-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Domingos da Silva Leite
Beneficiário:Domingos da Silva Leite
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli  Sorogrupo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigeno Flagelar | Antigeno Somatico | Antisoro | Escherichia Coli | Sorogrupo | Sorotipo

Resumo

A Escherichia coli, está presente na microbiota extra e intra-intestinal do homem e de animais e pode ser patogênica sob várias condições. Sorologicamente, apresentam antígenos de superfície que permitem a sua identificação e/ou classificação. Os antígenos são: "O" (somático), "K" (capsular) e "H" (flagelar). Atualmente são conhecidos 171 antígenos "0", 103 antígenos "K" e 53 antígenos "H". O estudo sorológico de cepas de E.coli utilizando antissoros anti-O, e anti-H é importante para se conhecer a associação de sorogrupos e sorotipos com algumas patologias. Assim os objetivos desse projeto são: Produzir todos os antissoros anti- "O" e anti- "H" mono-específicos e identificar os antígenos O e H nas cepas de campo em estudo no nosso laboratório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. DE MOURA; M. LUDOVICO; G.F. VALADARES; M.S.V. GATTI; D.S. LEITE. Detecção de genes de virulência em amostras de Escherichia coli isoladas de fezes de bezerros com e diarreia no Brasil. Arq. Inst. Biol., v. 79, n. 2, p. 273-276, . (02/06522-4)