Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito biologico de crisotila sobre a proliferacao celular: utilizacao da microscopia confocal de varredura a laser na avaliacao de niveis de calcio e magnesio.

Processo: 02/07350-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Glaucia Maria Machado Santelli
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leveduras  Parede celular  Proliferação celular  Cálcio  Magnésio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amianto Crisotila | Calcio | Levedura | Magnesio | Parede Celular | Proliferacao Celular

Resumo

A crisotila (um hidroxi silicato de magnésio fibroso) tem sido utilizada como suporte para microrganismos devido às excepcionais propriedades de superfície que este material apresenta. Foi mostrado que há uma interação não usual (enovelamento) entre esta fibra mineral e Saccharomyces cerevisiae. Neste projeto estamos propondo utilizar o sistema Saccharomyces cerevisiae / crisotila, no estudo da proliferação celular desta levedura em contato com a crisotila. O enovelamento e a preservação da vitalidade indicam que a célula pode estar utilizando as fibras não apenas como suporte. Sugerimos que a levedura possa usar o Mg+2 proveniente da crisotila para minimizar o esgotamento celular durante o armazenamento e manter sua vitalidade, estando este íon ligado ao mecanismo de proliferação celular desta levedura. Suspensões de crisotila em água apresentam concentrações de equilíbrio de íons Mg+2 na ordem de 10-3 M. O Mg+2 é importante para o S. cerevisiae durante a fermentação e em condições de falta de nutrientes, pois inibe a síntese de proteínas associadas ao esgotamento celular, aumentando a vitalidade e o metabolismo da levedura (foi verificado aumento de 26% na produção de etanol utilizando S. cerevisiae suportado em crisotila). Neste estudo serão utilizados sondas indicadoras para Mg+2 para o estudo dos níveis deste íon no S. cerevisiae. Da mesma forma serão estudados os níveis de cálcio, pois este interfere na análise de Mg+2. Portanto, estamos propondo o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação de níveis destes dois íons divalentes. Posteriormente, pretende-se estender esta metodologia para outros sistemas, utilizando outros tipos de células, também visando a análise de níveis de Mg+2 e Ca+2. Para tanto dar-se-á ênfase à técnica de Microscopia de Varredura a Laser Confocal, técnicas de análise de imagem e reconstrução tridimensional, que serão complementadas por microscopia eletrônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)