Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo transversal sobre a saude mental de imigrantes coreanos em sao paulo.

Processo: 03/06628-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Itiro Shirakawa
Beneficiário:Itiro Shirakawa
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos mentais  Saúde mental  Imigração  Aculturação  Fatores culturais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aculturacao | Cidi 2.1 | Fatores Culturais | Imigracao | Saude Mental | Transtornos Mentais

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a verificar a prevalência de transtornos psiquiátricos em uma comunidade coreana no Brasil através do CIDI 2.1 (Composite International Diagnostic Interview) e comparar o perfil sócio-demográfico entre o grupo com algum transtorno psiquiátrico e o outro sem nenhum diagnóstico. Os sujeitos serão os imigrantes coreanos, maiores de 18 anos, residentes na cidade de São Paulo. Devido ao fato de não haver uma lista de imigrantes, serão utilizadas as listas de membros de algumas igrejas da comunidade. Os sujeitos serão selecionados randomicamente destas listas e serão entrevistados seus familiares, maiores de 18 anos, que residem na mesma residência. Para se evitar o viés da seleção, será solicitada à família selecionada a apresentação de uma outra família, que não freqüente nenhuma igreja, para serem entrevistados. O número esperado de sujeitos é de aproximadamente 400, calculado de acordo com a prevalência esperada de 40% de qualquer transtorno mental com 5% da margem de erro. Os dados obtidos serão analisados através do programa do próprio CIDI 2.1 para formulação diagnóstica segundo os critérios da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A associação das variáveis sócio-demográficas dos dois grupos, um com algum diagnóstico e outro sem nenhum diagnóstico, será verificada através do teste do Qui-Quadrado para as variáveis categóricas, e teste t ou o equivalente não paramétrico Mann-Whitney para as variáveis numéricas. Esta pesquisa se justifica pelo fato de não existir, até o momento, nenhum estudo na área da saúde mental da comunidade coreana no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANG, SAM; RAZZOUK, DENISE; DE MARI, JAIR JESUS; SHIRAKAWA, ITIRO. Saúde mental dos imigrantes coreanos em São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 4, p. 819-826, . (03/06628-0)