Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de células satélites em músculo extrínseco ocular de pacientes com estrabismo congênito e adquirido, e de pacientes sem estrabismo

Processo: 03/07578-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Harley Edison Amaral Bicas
Beneficiário:Harley Edison Amaral Bicas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da motilidade ocular  Estrabismo  Proliferação celular  Fibras musculares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrabismo | Fibra Muscular | Musculo Ocular Extrinseco | Myod | Proliferacao Celular

Resumo

O estrabismo caracteriza-se pela assimetria dos eixos oculares causada por desequilíbrio entre as forças que mantêm a alinhamento ocular, representadas pela musculatura ocular externa (MOE) e pelos tecidos conectivos que a envolvem. Ao contrário da musculatura esquelética de característica pós-mitótica, a MOE apresenta-se em lenta e continua renovação celular. O Myo-D é um fator regulador da miogênese, detectado exclusivamente em células da linhagem muscular. A expressão de Myo-D foi demonstrada em núcleos de fibras musculares da MOE de coelhos, numa frequência de 5 núcleos Myo-D positivos para cada 100 fibras musculares examinadas, fato não observado em fibras musculares de membro inferior de animais adultos. A presença de fibras musculares positivas para Myo-D também foi descrita na MOE de macacos e humanos adultos, numa frequência de 7%. Variações no número de células satélites ativadas na MOE de pacientes estrábicos podem estar relacionadas à gênese do estrabismo. Objetivos; 1-Quantificar as células satélites ativadas por meio da expressão do fator regulador da miogênese Myo-D1 no músculo reto medial de pacientes com estrabismo congênito, de pacientes com estrabismo adquirido na idade adulta e de pacientes sem história prévia de estrabismo; 2- Quantificar a atividade mitogênica das células satélites por meio do índice de dupla marcação pelo Antígeno Nuclear de Células em Proliferação (PCNA "Proliferating Cell Nuclear Antigen") e pela Cadeia Pesada da Miosina (MHCd - "Myosin Heavy Chain developmental") no músculo reto medial de pacientes com estrabismo congênito, de pacientes com estrabismo adquirido na idade adulta e de pacientes sem história prévia de estrabismo. Material e Métodos: Serão utilizados músculos retos mediais provenientes de cirurgias para correção de estrabismo, e de controles obtidos em Banco de Olhos de pacientes sem história prévia de estrabismo. Os músculos serão avaliados em cortes transversais, por meio de microscopia óptica, sendo feita a contagem dos núcleos positivos para Myo-D por cada 100 fibras examinadas, e também pela dupla marcação de fibras musculares positivas para PCNA (núcleo) e para MHCd (citoplasma). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTUNES-FOSCHINI‚ R.S.; MIYASHITA‚ D.; BICAS‚ H.E.A.; MCLOON‚ L.K.. Activated satellite cells in medial rectus muscles of patients with strabismus. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 49, n. 1, p. 215-220, . (03/07578-6)