Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao morfologica do sistema reprodutivo masculino e dos espermatozoides de vespidae e formicidae (hymenoptera) aplicada a biologia reprodutiva, taxonomia e filogenia.

Processo: 03/08366-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mary Anne Heidi Dolder
Beneficiário:Mary Anne Heidi Dolder
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):05/00133-4 - Ultraestrutura dos espermatozoides de pachycondyla (hymenoptera:formicidae)., BP.TT
05/00135-7 - Ultraestrutura dos espermatozoides do genero pseudomyrmex (hymenopetra: formicidae)., BP.TT
Assunto(s):Hymenoptera  Estrutura  Ultraestrutura  Espermatozoides 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aparelho Reprodutor | Espermatozoides | Estrutura | Hymenoptera | Ultra-Estrutura | Vespoidea

Resumo

Os Hymenoptera (abelhas, formigas e vespas) são uma das quatro maiores ordens de insetos e, provavelmente, representa o grupo com maior número de espécies. Seus membros são considerados excelentes modelos para estudos em Etologia, pela diversidade de habitats e complexidade comportamental. São de grande importância econômica, pois compreendem grupos polinizadores bem como grupos predadores e parasitóides de importantes pragas agrícolas, que atuam no equilíbrio natural das populações de seus hospedeiros, sendo assim utilizados em programas de controle biológico. A superfamília Vespoidea, cuja sistemática é bastante controversa, pertence à divisão Apocrita-Aculeata. Ela é constituída de 10 famílias e seus representantes mais conhecidos são aqueles das famílias Formicidae e Vespidae. Para muito poucos Hymenoptera a morfologia do sistema reprodutivo masculino e dos espermatozóides foi descrita. Mas, os poucos trabalhos existentes já mostram que esta é diversificada o suficiente para contribuir em análises taxonômicas e filogenéticas. Na superfamília Vespoidea, em especial, estudos dessa natureza são bastante escassos, incompletos e restritos apenas a poucas csp cies de formigas. Desta forma, buscando contribuir para a sistemática dessa superfamília, bem como para a dos Hymenoptera em geral, no presente projeto pretendemos caracterizar morfologicamente o sistema reprodutivo masculino e os espermatozóides de espécies representantes dos Vespoidea, principalmente as famílias Formicidae e Vespidae, utilizando microscopias de luz e eletrônica de transmissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)