Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de agente expansor à base de escórias de alumínio para a produção de concretos celulares autoclavados ou moldados in loco

Resumo

A escória secundária da produção de alumínio possui, além de óxidos, sais e outros compostos, cerca de 3% a 5% de alumínio metálico. Após o processamento da escória ocorre a remoção dos sais e se obtém um pó com granulometria abaixo de 150 micrômetros. O material resultante contém alumínio metálico finamente dividido e homogeneamente disperso. Ao ser exposto ao meio alcalino, libera hidrogênio e pode ser usado na produção de concreto celular. Os experimentos deste projeto visam determinar as propriedades do concreto celular autoclavado com adição de escória como agente formador de gás, mantendo-se as mesmas condições industriais do processamento. No concreto não autoclavado com escória será testada a ação de estabilizantes e de tensoativos sobre a resistência à compressão de concretos com densidade de 800 a 1600 kg/m3 (NBR 5739). Assim, este projeto centra-se no reaproveitamento de um rejeito industrial altamente poluente na produção de concretos celulares. Em termos financeiros, esta técnica representa uma alternativa viável para a substituição dos agentes expansores comuns (pó de alumínio ou agentes espumígenos), diminuindo em até 10% o custo da matéria-prima utilizada na fabricação desses dois tipos de concreto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHINZATO‚ MC; HYPOLITO‚ R. Solid waste from aluminum recycling process: characterization and reuse of its economically valuable constituents. WASTE MANAGEMENT, v. 25, n. 1, p. 37-46, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE AGENTE EXPANSOR DE ARGAMASSAS A PARTIR DE ESCÓRIAS DE ALUMÍNIO, AGENTE EXPANSOR OBTIDO, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE CONCRETO CELULAR, AUTOCLAVADO COM AGENTE EXPANSOR À BASE DE ESCÓRIAS DE ALUMÍNIO, CONCRETO CELULAR RESULTANTE, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE CONCRETO CELULAR MOLDADO COM AGENTE EXPANSOR À BASE DE ESCÓRIAS DE ALUMÍNIO E CONCRETO CELULAR RESULTANTE PI0204964-3 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) . Edval Goncalves de Araujo - 07 de novembro de 2002