Busca avançada
Ano de início
Entree

Inducao da superovulacao em bovinos com dose unica de fsh aplicada por via subcutanea suplementada com sub-dose intramuscular.

Processo: 04/00420-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Rafael Herrera Alvarez
Beneficiário:Rafael Herrera Alvarez
Instituição Sede: Instituto de Zootecnia. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Nova Odessa , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/15833-9 - Inducao da superovulacao em bovinos com dose unica de fsh aplicada por via subcutanea suplementada com sub-dos intramuscular., BP.TT
Assunto(s):Superovulação  Hormônio foliculoestimulante  Bovinos  Embrião 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Crescimento Folicular | Embriao | Fsh | Superovulacao

Resumo

Convencionalmente, a indução da superovulação de vacas doadoras de embriões é realizada aplicando, por via intramuscular (im), doses decrescentes de FSH, duas vezes ao dia, durante 4 ou 5 dias (duração da fase folicular do ciclo estral). Uma resposta superovulatória semelhante à observada com esse protocolo convencional tem sido conseguida aplicando, por via subcutânea (sc), uma dose única de FSH-LH. Contudo, foi reportado que a qualidade dos embriões produzidos por esse método pode ser comprometida, uma vez que os folículos são expostos a quantidades excessivamente elevadas de FSH-LH nas primeiras 24 horas após a injeção sc. O presente estudo objetiva mostrar se e como o tratamento sc com FSH-LH afeta a qualidade dos embriões. Por outro lado, com, esse método de aplicação, o tempo de permanência do FSH na circulação sistêmica é de aproximadamente 48 horas (contra 96 horas do tratamento convencional), de forma que muitos folículos que iniciaram o crescimento deixariam de crescer em razão da falta de FSH endógeno. Um segundo objetivo do estudo consiste em testar se uma injeção adicional de FSH (via im) 48 horas após a injeção sc de FSH-LH leva ao crescimento final desses folículos e melhora a resposta superovulatória. O experimento envolve atividades de monitoramento do padrão de crescimento folicular, evolução das concentrações plasmáticas de estradiol e FSH, associadas com a produção (e qualidade) de embriões. O projeto terá duração de 2 anos e contará com a participação de pesquisadores do Instituto de Zootecnia, Unesp-Araçatuba e Pós Graduandos do Curso de PG em Medicina Veterinária da FCAV, Unesp-Jaboticabal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ, R. H.; MARTINEZ, A. C.; PIRES, R. M. L.. Superovulatory Response of Zebu Cows Treated with pFSH in a Single Subcutaneous Injection Followed by an Additional Intramuscular Sub-Dose 48 h Later. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 45, n. 3, p. 421-424, . (04/00420-0)