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Adaptacao transcultural dos instrumentos: bmcs-beliefs about medication compliance scale e bdcs - beliefs about dietary compliance scale.

Processo: 04/00527-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria Cecília Bueno Jayme Gallani
Beneficiário:Maria Cecília Bueno Jayme Gallani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Insuficiência cardíaca  Adesão  Assistência de enfermagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Assistencia De Enfermagem | Educacao En Saude | Escalas Psicometricas | Insuficiencia Cardiaca

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar a adaptação transcultural dos instrumentos BMCS - Beliefs about Medication Compliance Scale e BDCS - Beliefs about Dietary Compliance Scale, que tratam da adesão do paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) ao tratamento medicamentoso e dietético. Será empregada a metodologia proposta por GUILLEMIN (1995); HUTCHINSON et al. (1996) e ALEXANDRE; GUIRARDELLO (2002), para proceder à adaptação: 1. tradução inicial da língua original (neste estudo, Língua Inglesa) para o idioma pretendido (neste estudo, Língua Portuguesa do Brasil); 2. retro-tradução (back translation) para a língua original; 3. revisão por um comitê multidisciplinar de especialistas, 4. pré-teste; e 5. verificação da confiabilidade, após aplicação do instrumento revisado a um grupo de 50 sujeitos, com determinação do coeficiente alfa de Cronbach para cada escala. A relevância do estudo ancora-se na importância epidemiológica da IC, no mundo e também no Brasil, na implicação da falta de adesão na piora do prognóstico da IC e na ausência de um instrumento brasileiro voltado para avaliar adesão do paciente com IC ao tratamento medicamentoso e dietético. As informações obtidas com tal instrumento deverão ser utilizadas para nortear as intervenções clínico-educativas. (AU)

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