Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica radiografica e microbiologica de tratamento pulpar indireto com os cimentos de ionomero de vidro e de hidroxido de calcio.

Processo: 04/00677-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Beneficiário:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Hidróxido de cálcio  Lactobacillus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidroxido De Calcio | Lactobacilos | Streptococos Grupo Mutans | Tratamento Pulpar Indireto

Resumo

O tratamento pulpar indireto é um procedimento que visa a remoção parcial do tecido cariado para evitar a exposição do tecido pulpar em dentes com lesão de cárie profunda e ausência de patologias pulpares irreversíveis. É indicado o uso de um material biocompatível para base que tenha propriedades antibacterianas e promova um selamento adequado do tecido dentinário. Embora, seja preconizado o tratamento pulpar indireto em duas sessões, para remoção do tecido cariado remanescente, alguns autores têm sugerido a possibilidade de excluir a sessão de reabertura, pelo sucesso clínico e radiográfico observado em seus estudos. Entretanto, a presença de bactérias residuais poderia induzir o desenvolvimento de patologias pulpares, comprometendo o tratamento realizado. O objetivo deste estudo é determinar a efetividade do tratamento pulpar indireto com os cimentos de ionômero de vidro modificado por resina (VITREBOND) e de hidróxido de cálcio (DYCAL), por meio de avaliação clínica, radiográfica e microbiológica. A avaliação microbiológica determinará os níveis de Estreptococcus grupo mutans e Lactobacilos, com ênfase na identificação de cepas de S. mutans e S. sobrinus, antes e após tratamento, além da detecção de polimorfismo genético de S.mutans. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUQUE, CRISTIANE; NEGRINI, THAIS DE CASSIA; SACONO, NANCY TOMOKO; PALOMARI SPOLIDORIO, DENISE MADALENA; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; HEBLING, JOSIMERI. Clinical and microbiological performance of resin-modified glass-ionomer liners after incomplete dentine caries removal. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 13, n. 4, p. 465-471, . (04/00677-1)