Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do sistema Fas-FasL no endométrio secretor de mulheres em fase reprodutiva

Processo: 04/01424-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:José Maria Soares Junior
Beneficiário:José Maria Soares Junior
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endométrio  Polimorfismo genético  Receptores de progesterona 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aborto De Repeticao | Endometrio | Falhas Em Fiv | Fas-Fasl | Polimorfismo | Receptores De Progesterona

Resumo

Um dos mais interessantes assuntos em Endocrinologia Reprodutiva tem sido identificar quais alterações prejudicariam a implantação embrionária. O aumento de anticorpos circulantes e a presença de polimosfismos sugeriram que mulheres inférteis podem ter alterações imunes e genéticas que contribuiriam com suas inabilidades de conceber ou manter a gravidez (1). Recentemente, demonstrou-se que o mecanismo efetor imune não apenas materno, mas também embrionário são determinantes para a implantação (4). Diversas células podem atuar como imune moduladoras durante o processo de implantação, dentre elas, podemos citar o sistema Fas-FasL/Bcl-2 (6) que é um membro da família do fator receptor de necrose tumoral (TNF-R) e são o primeiro mecanismo para indução da apoptose em tecidos e células (7) e a presença dos polimorfismos +331G/A ou do H770H C/T que foi descrito como tendo significante interferência no processo de implantação. A diferenciação das células estromais e deciduais durante a decidualização do endométrio receptivo são cruciais para o controle da invasão dos trofoblastos. Se a hipótese de que o trofoblasto induz uma reação local mediadas pelo sistema Fas-FasL/Bcl-2 e por receptores de progesterona é correto, um desbalanço nestes sistemas causariam uma falência na implantação e abortos recorrentes. Assim, este projeto tem como objetivo avaliar pela técnica biológica celular e molecular, a presença e alterações imunológicas e genéticas em mulheres em fase reprodutiva com história de abortamento de repetição e falhas sucessivas em ciclos de fertilização in vitro de etiologia desconhecida, comparando-as com mulheres sem alterações reprodutivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANZAN, MICHELE Q.; MATTAR, ROSIANE; MAGANHIN, CARLA C.; SIMOES, RICARDO DOS SANTOS; ZABEU ROSSI, ALEXANDRE GUILHERME; ALVES DA MOTTA, EDUARDO LEME; BARACAT, EDMUND C.; SOARES-, JR., JOSE MARIA. Evaluation of FAS and caspase-3 in the endometrial tissue of patients with idiopathic infertility and recurrent pregnancy loss. EUROPEAN JOURNAL OF OBSTETRICS & GYNECOLOGY AND REPRODUCTIVE BIOLOGY, v. 167, n. 1, p. 47-52, . (04/01424-0)