Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto e construcao de um sistema para registrar e gerenciar resultados de ensaios de tracao em materiais geossinteticos de elevada resistencia.

Processo: 04/02429-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Benedito de Souza Bueno
Beneficiário:Benedito de Souza Bueno
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à tração  Geossintéticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios De Geossinteticos | Ensaios De Tracao | Geossinteticos | Medidor De Deslocamentos | Resistencia A Tracao

Resumo

Em nível mundial, (Europa, América do Norte e Extremo Oriente) os geossintéticos tem sido amplamente empregados diversos tipos de obras civis (viárias, hidráulicas, geotécnicas e de proteção ambiental, entre outras). O consumo mundial, por ono, atinge cifras superiores a 1 bilhão de metros quadrados, constituindo-se em uma fatia de mercado extremamente atraente. O mercado de geossintéticos brasileiro é ainda modesto, mas cresce anualmente, apesar da crise que o país atravessa. Isso ocorre especialmente porque são materiais versáteis, que geralmente agregam segurança e redução de custos. Além disto, auxiliam, de maneira muito intensa, na preservação do meio ambiente. O Brasil possui uma elite de pesquisadores e projetistas de excelente nível técnico e exporta geossintéticos para vários países, incluindo a Europa. Apesar disto, o país se ressente de um Laboratório de ensaios que possa fazer testes básicos como os de tração seguindo os rigores das normas técnicas vigentes. Deve-se mencionar que os controles de qualidade e a certificação começam ser exigidos nos principais mercados mundiais. Estas barreiras são alicerçadas em ensaios de laboratório. Pretende-se com este projeto conceber, projetar, construir e testar um conjunto de equipamentos que permitam fazer ensaios de tração em geossintéticos do variados tipos registrando-se os alongamentos sem ter contato com os corpos de prova. Trata-se de um desenvolvimento sem similar nacional e que pode ter forte apelo comercial e que, certamente, será muito útil ao desenvolvimento dos geossintéticos no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)