Busca avançada
Ano de início
Entree

Materia organica de solos de ambientes costeiros do estado de sao paulo: restinga e manguezal.

Processo: 04/03477-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Pablo Vidal Torrado
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica  Podzolização  Manguezais  Substâncias húmicas  Espectroscopia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectroscopia | Fracoes Organo-Minerais | Mangue | Materia Organica | Podzolizacao | Substancias Humicas

Resumo

O presente projeto é resultado de uma parceria do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, com a Embrapa - Instrumentação Agropecuária de São Carlos e a Universidade de Santiago de Compostela da Espanha. Neste projeto será caracterizada à matéria orgânica (MO) de solos de ambientes costeiros do estado de São Paulo, especificamente restinga e manguezal, visando obter informações sobre a estrutura das substâncias húmicas que permitam obter dados e explicações sobre os processos de decomposição e formação das mesmas. Para tanto serão utilizados métodos espectroscópicos, como: Ressonância paramagnética eletrônica, Ressonância magnética nuclear, Espectroscopia de Infravermelho com transformada de Fourier, Absorção de luz Ultravioleta e Visível e Fotoluminescência. Este projeto engloba dois subprojetos: um projeto de pós-doutorado intitulado: "Caracterização da matéria orgânica em espodosolos ferrocárbicos sob vegetação de restinga na Ilha do Cardoso (SP)", e um projeto de doutorado intitulado: "Matéria orgânica em solos de mangue". Na restinga será pesquisado o processo de podzolização e de formação de Espodossolos, visando estudos detalhados das características e composição química da MO destes solos, suas frações químicas e associações organo-minerais, assim como sua influência no processo de formação do solo. Nos manguezais serão realizados estudos para avaliar a influência da vegetação na formação da MO em três bosques das principais espécies de mangue (Rhizophora mangle, Avicennea schaueriana e Laguncularia racemosa) do litoral paulista, caracterizar a MO aquática e do solo correlacionando o tipo de MO com o tipo de vegetação e determinar o efeito do esgoto doméstico sobre a MO em um gradiente de contaminação decrescente. Estas pesquisas são escassas no Brasil, persistindo a sua necessidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZÁLEZ-PÉREZ‚ M.; VIDAL TORRADO‚ P.; COLNAGO‚ L.A.; MARTIN-NETO‚ L.; OTERO‚ X.L.; MILORI‚ D.M.B.P.; GOMES‚ F.H.. 13 C NMR and FTIR spectroscopy characterization of humic acids in spodosols under tropical rain forest in southeastern Brazil. Geoderma, v. 146, n. 3, p. 425-433, . (04/03477-3, 06/52408-0)
GONZALEZ-PEREZ, MARTHA; BUURMAN, P.; VIDAL-TORRADO, P.; MARTIN-NETO, L.. Pyrolysis-Gas Chromatography/Mass Spectrometry Characterization of Humic Acids in Coastal Spodosols from Southeastern Brazil. Soil Science Society of America Journal, v. 76, n. 3, p. 961-971, . (04/03477-3, 06/52408-0)