Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ingestao da proteina da soja associada ou nao ao exercicio fisico com pesos sobre os indicadores da composicao corporal de mulheres em menopausa.

Processo: 04/07895-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Roberto Carlos Burini
Beneficiário:Roberto Carlos Burini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Menopausa  Proteínas  Treinamento de força 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Isoflavona | Massa Gorda | Massa Muscular | Menopausa | Proteina | Treinamento De Forca

Resumo

Além de todos os sintomas característicos da menopausa, ocorrem reduções da massa e da força musculares, com aumento da gordura corporal, aumentando os ricos cardiovasculares. A terapia de reposição hormonal tornou-se uma aliada da mulher na menopausa, mas devido aos seus efeitos colaterais, a procura por substitutos naturais vem aumentando. A soja, que contém todos os aminoácidos essenciais, proporcionando proteína de boa qualidade, apresenta também fitoestrógenos (isoflavonas), que são fenóis semelhantes ao estradiol dos mamíferos, por isso tem-se estudado seus efeitos nos sintomarptia menopausa, bem como na melhora dos indicadores de doenças cardiovasculares, mas não sabemos seu efeito sobre a massa magra e gorda do corpo. Diferentemente, o exercício de força de alta intensidade e curta duração, aumenta a massa e a força muscular, além de reduzirem a gordura corpórea. Nesse estudo, as mulheres receberão proteína da soja e placebo, realizando exercícios com pesos, para avaliação da massa magra e gorda do corpo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)