Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da efetividade do laser de baixa potencia nas maos de pacientes com artrite reumatoide: um estudo controlado randomizado duplo-cego.

Processo: 04/09374-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Jamil Natour
Beneficiário:Jamil Natour
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor  Artrite  Reumatologia  Laser  Fisioterapia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artrite | Dor | Fisioterapia | Laser | Reumatologia

Resumo

O laser de baixa potência (LBP) apresenta, entre outros, efeitos terapêuticos analgésicos e anti-inflamatórios.A literatura sugere que esse tipo de laser pode contribuir para o tratamento da artrite reumatóide (AR), porém, ainda com resultados controversos. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade do uso do LBP nas mãos de pacientes com AR em relação a diminuição da dor, aumento da função, aumento de força, melhora da destreza e melhora da amplitude de movimento.Serão estudados 82 pacientes seqüenciais com o diagnóstico de ARO laser que será utilizado será de baixa potência tipo Gálio-Arseneto-Aluminio com comprimento de onda de 785 nm, dosagem de 3J/cm2 e potência média de 70mW. O grupo controle realizará o tratamento com o mesmo laser desligado e tanto os pacientes como o terapeuta não terão conhecimento se o laser estará ligado ou desligado (serão cegos). O tratamento terá a duração de 2 meses, 2 vezes por semana.Os resultados serão analisados pelos testes qui-quadrado de Pearson e t student para amostras independentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)