Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre artromografia computadorizada multislice e artroressonancia magnetica no estudo da instabilidade do ombro correlacionados com os achados transoperatorios.

Processo: 04/09383-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:CLÁUDIO CAMPI DE CASTRO
Beneficiário:CLÁUDIO CAMPI DE CASTRO
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ombro  Instabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artrorressonancia Magnetica | Instabilidade | Ombro

Resumo

Introdução: A instabilidade do ombro é a incapacidade de manter a cabeça umeral centralizada na fossa glenóide. Os requisitos para o diagnóstico clínico incluem história clínica, exame físico geral (inspeção, palpação) e testes objetivos para avaliar a presença e o grau de instabilidade do ombro. Os métodos de imagem como artrotomografia computadorizada multislice e artroressonância magnética têm demonstrado importantes detalhes que possibilitam o diagnóstico acurado e o fornecimento de informações importantes na decisão da intervenção terapêutica. Objetivo: Comparar a eficácia da artrotomografia computadorizada multislice com a artroressonância magnética na avaliação da instabilidade do ombro correlacionando os achados por imagem com os achados transoperatórios. Casuística e Método: Trata-se de um estudo prospectivo onde, inicialmente, 30 pacientes com o diagnóstico clínico de instabilidade do ombro serão submetidos à artrotomografia computadorizada multislice e à artroressonância magnética do ombro acometido nos cortes de espessura de 0,5 mm e cortes com reconstrução a cada 3 mm para a artrotomografia computadorizada e nas seqüências convencionais ponderadas em T1 e T2 para a artroressonância magnética. Comparar-se-ão os achados imagenológicos entre a artrotomografia computadorizada multislice e a artroressonância magnética e correlacionar-se-ão com os achados transoperatórios. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)