Busca avançada
Ano de início
Entree

Familia, escola e midia: um estudo sobre as praticas de socializacao contemporaneas.

Processo: 04/10234-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Maria da Graça Jacintho Setton
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas  Meios de comunicação  Práticas culturais  Família  Socialização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola | Familia | Jovem | Midia | Praticas Culturais | Socializacao

Resumo

O estudo objetiva refletir sobre a particularidade das práticas de socialização no mundo contemporâneo. Para desenvolver a pesquisa vou me apoiar na idéia de as instâncias tradicionais da educação - família e escola- partilham com as instituições midiáticas uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busco uma perspectiva relacional de análise entre estas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção das identidades sociais. Considero que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescle as influências familiar, escolar e midiáticas, (entre outras), um sistema de esquema coerente, no entanto híbrido e fragmentado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)