Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da estrutura magnética dos compostos intermetálicos RmMnIn(3m+2n) (R= Gd, Sm, Tb, M=Rh ou Ir)

Processo: 05/00962-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2005 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo
Beneficiário:Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia  Difração por raios X  Metais de transição  Materiais magnéticos  Férmions  Terras raras 

Resumo

Neste projeto pretende-se explorar a técnica de difração magnética de difração de raios-x e outras técnicas de luz síncrotron para estudar propriedades cristalográficas (incluindo a estrutura magnética) de compostos intermetálicos que são a base para novos compostos de férmions pesados que apresentam supercondutividade não convencional. O interesse neste estudo sistemático consiste na obtenção de informações sobre como a dimensionalidade do sistema afeta os vários graus de liberdade que determinam as principais propriedades da supercondutividade não convencional nestes compostos. O caso científico é de atualidade na física do estado sólido na área de estudo de sistemas de elétrons fortemente correlacionados. O estudo da série de compostos intermetálicos com átomos de terras-raras que são fortes absorvedores de nêutrons tornam estes compostos ideais para o estudo por difração de raios-X. O projeto envolve colaborações com grupos no próprio IFGW (Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas) assim como com laboratórios no exterior, Los Alamos National Laboratory, Argonne National Laboratory, European Synchrotron Radiation Facility e outros. A síntese de monocristais de ótima qualidade assim como as caracterizações macroscópicas estão sendo realizadas no GPOM-IFGW. As medidas de difração magnética de raios-X serão realizadas na linha de difração de raios-X de alta resolução (XRD2) do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron que foi financiada por um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (processo 96/05586-6). Medidas rotineiras de difração de monocristais e de policristais serão realizadas no Laboratório de Cristalografia Aplicada e Raios-X do IFGW. A motivação deste projeto consiste em implementar técnicas recentemente desenvolvidas para a determinação de estruturas magnéticas utilizando a variação azimutal da amostra acoplada à determinação completa do estado de polarização do feixe difratado. Estas medidas abrem caminho para se determinar um grande número de informações incluindo não somente os vetores de propagação magnéticos da estrutura magnética a ser determinada, mas também a direção e amplitude dos momentos magnéticos em cada sitio cristalográfico. Todas estas técnicas são inéditas no Brasil e necessitam de equipamentos complementares não disponíveis a nós no momento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANO‚ C.; LORA-SERRANO‚ R.; GILES‚ C.; DE BERGEVIN‚ F.; LANG‚ JC; SRAJER‚ G.; MAZZOLI‚ C.; PAOLASINI‚ L.; PAGLIUSO‚ PG. Magnetic structure of Sm_ {2} IrIn_ {8} determined by x-ray resonant magnetic scattering. Physical Review B, v. 76, n. 10, p. 104515, 2007.
LORA-SERRANO‚ R.; GILES‚ C.; GRANADO‚ E.; GARCIA‚ DJ; MIRANDA‚ E.; AGÜERO‚ O.; FERREIRA‚ L.M.; DUQUE‚ JGS; PAGLIUSO‚ PG. Magnetic structure and enhanced T_ {N} of the rare-earth intermetallic compound TbRhIn_ {5}: Experiments and mean-field model. Physical Review B, v. 74, n. 21, p. 214404, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.