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Desenvolvimento de compósitos para fabricação de cilindros de motores aeronáuticos através da reciclagem de ligas de alumínio via conformação por spray

Processo: 06/56588-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Cleyton Fernandes Ferrarini
Beneficiário:Cleyton Fernandes Ferrarini
Empresa:Aeroalcool Tecnologia Ltda
Município: Franca
Bolsa(s) vinculada(s):08/05419-1 - Compósitos de matriz de alumínio obtidos através da conformação por spray, BP.TT
07/59334-4 - Aeroalcool Tecnologia Ltda, BP.PIPE
Assunto(s):Motor de aeronaves  Aeronaves  Materiais compósitos  Ligas de alumínio  Conformação por spray 

Resumo

A redução do peso do motor de pequenas aeronaves pode proporcionar vários benefícios dentre eles, a redução no peso estrutural da aeronave, o aumento da vida útil de componentes do motor e do intervalo de manutenção, a redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes, e o aumento da autonomia ou da capacidade de carga. Neste sentido, este projeto visa desenvolver um compósito de matriz de alumínio destinado à aplicação em cilindros de motores aeronáuticos refrigerados a ar, podendo assim, substituir os cilindros de ferro fundido utilizados em um grande número de aeronaves leves. Para tanto, pretende-se utilizar como matéria-prima para compor a matriz, aparas e cavacos gerados durante a produção de aeronaves e como reforço, partículas de SiC comercializadas como abrasivos. Como processo para elaboração do compósito, será empregada a co-injeção de partículas de SiC durante a conformação por spray das ligas de alumínio aeronáuticas. A deposição do material será realizada sobre um substrato cilíndrico e rotativo que possibilitará a formação de um depósito tubular que, posteriormente ao tratamento térmico, poderá ser conformado por processo de torneamento e brunimento em cilindros com forma e dimensões desejadas. Amostras de compósitos com dois tamanhos e duas frações volumétricas de partículas de SiC serão caracterizadas microestruturalmente e terão suas propriedades determinadas através de ensaios de dureza, de tração, dilatométricos, de desgaste e de fadiga termomecânica. Para fins comparativos, amostras do ferro fundido utilizado em cilindros serão submetidas aos três últimos ensaios citados e ensaios em bancada dinamométrica serão efetuados com cilindros constituídos por ambos os materiais. (AU)

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