Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da dissipacao no ambiente de raticidas hidroxicumarinicos nas formulacoes granulado, po e parafinado usados para desratizacoes.

Processo: 05/53829-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Solange Papini
Beneficiário:Solange Papini
Instituição Sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rodenticidas  Extração  Persistência  Cromatografia  Lixiviação  Contaminação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contaminacao | Cromatografia | Extracao | Lixiviacao | Persistencia | Rodenticidas

Resumo

O controle químico das populações de roedores na cidade de São Paulo é feito atualmente com o uso de raticidas hidroxicumarínicos nas formulações isca granulada, pó de contato e bloco parafinado. Esses compostos são aplicados no meio e deixados sujeitos a ação das intempéries o que pode acarretar alterações na concentração e na molécula do princípio ativo, além de transferência para outros ambientes tanto terrestres quanto aquáticos. Logo, se faz necessário a avaliação desses mecanismos para definir o potencial de contaminação ambiental dos compostos. Entre os compostos raticidas hidroxicumarínicos optou-se por analisar o comportamento de alguns princípios ativos, bromadiolona, cumatetralila e brodifacum, mais comumente utilizados pela Prefeitura do Município de São Paulo. As condições de análise serão estabelecidas a partir de solução preparada com padrão analítico do composto utilizando-se cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Os compostos comerciais nas formulações usadas serão colocados em sistemas experimentais, localizados em área externa do Instituto Biológico, que simulam as condições de campo. Os compostos comerciais, amostras de solo e água, das áreas experimentais, serão coletados semanalmente, durante 10 semanas, submetidos à extração e os extratos serão analisados conforme as condições de análise previamente estabelecidas. Os dados obtidos serão utilizados para a determinação da dissipação do princípio ativo e do potencial de lixiviação no perfil do solo. Os resultados permitirão o uso mais seguro dessas moléculas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)