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Adequação e partida de um combustor piloto em leito fluidizado circulante para estudo das emissões atmosféricas na combustão de um carvão mineral brasileiro

Processo: 05/56621-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Araí Augusta Bernárdez Pécora
Beneficiário:Araí Augusta Bernárdez Pécora
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/52112-3 - Adequação e partida de um combustor piloto em leito fluidizado circulante para estudo das emissões atmosféricas na combustão de um carvão mineral brasileiro, BP.TT
Assunto(s):Poluentes atmosféricos  Dióxido de enxofre  Óxidos de nitrogênio  Mercúrio (elemento químico)  Carvão  Combustão  Leito fluidificado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustao De Carvao Mineral | Emissao De Mercurio | Leioto Fluidizado Circulante | Reducao De Dioxido De Enxofre

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a adequação tecnológica de um combustor com leito fluidizado circulante instalado no Laboratório de Processos Térmicos e Engenharia Ambiental (ProTEA) da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, com o propósito de viabilizar a combustão de misturas de carvão mineral brasileiro - calcário dolomítico e a avaliação das emissões atmosféricas resultantes do processo. Após a reforma e os ajustes necessários feitos no equipamento em escala piloto, serão programados testes experimentais a fim de obter as eficiências de combustão e de remoção das emissões gasosas de dióxido de enxofre (SO2), as concentrações gasosas de óxidos de nitrogênio (NOx) e as emissões totais de mercúrio (Hg). Os resultados alcançados serão inéditos no Brasil, considerando-se os reagentes envolvidos (carvão mineral e calcário dolomítico nacionais) num processo de combustão em leito fluidizado circulante. (AU)

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