Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolução de problemas de programação de tarefas minimizando adiantamento e atraso

Processo: 05/60452-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Débora Pretti Ronconi
Beneficiário:Débora Pretti Ronconi
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento da produção  Heurística  Otimização combinatória  Problemas de programação de tarefas  Scheduling 

Resumo

O problema genérico de programação de tarefas consiste na alocação de recursos para tarefas, respeitando as restrições impostas e otimizando um ou mais critérios. De forma geral, este problema é muito complexo devido a sua natureza combinatória, e, dentre os problemas de otimização combinatória, pode ser classificado como um dos mais difíceis. Os primeiros modelos de programação de tarefas utilizavam em sua maioria o makespan (instante de término da última tarefa) como critério de decisão (Baker, 1976; Pinedo, 1995). Com o passar dos anos, novos critérios passaram a ser explorados, tendo em vista a crescente importância para o mercado de fatores ligados a determinação e ao cumprimento de datas de entrega. Além disso, diversos artigos sobre programação de tarefas têm utilizado a penalização por adiantamento em adição à penalização por atraso (veja Baker & Scudder, 1990; Gordon et al., 2002). Essa tendência se deve à propagação da filosofia Just In Time (JIT) pelas indústrias, segundo a qual os produtos devem estar disponíveis o mais próximo possível do instante de início de sua utilização. Dado o sucesso dos métodos de otimização em inúmeras aplicações, este trabalho aborda a resolução de problemas de programação de tarefas através destas técnicas. Dentro deste enfoque, o projeto trata especificamente de dois tópicos: (i) desenvolvimento de heurísticas para a programação de tarefas no ambiente flowshop com duas máquinas buscando a minimização de adiantamentos e atrasos, e (ii) desenvolvimento de um algoritmo branch-and-bound para a resolução do problema de programação de tarefas em uma máquina com penalização de antecipação e atraso. A expectativa com a pesquisa proposta é publicar artigos em congressos e revistas, de acordo com a sua relevância, e fornecer material para a orientação de alunos de graduação e pós-graduação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAKURABA, CELSO S.; RONCONI, DEBORA P.; SOURD, FRANCIS. Scheduling in a two-machine flowshop for the minimization of the mean absolute deviation from a common due date. Computers & Operations Research, v. 36, n. 1, SI, p. 60-72, JAN 2009. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.