Atualização do acervo de pesquisa científica e tecnológica da biblioteca do campus...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 06/00741-7 |
Linha de fomento: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2008 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Regina Borges de Araujo |
Beneficiário: | Regina Borges de Araujo |
Instituição-sede: | Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Realidade virtual Wireless Ambiente colaborativo Aeronaves |
Resumo
A integração das áreas de realidade virtual, redes de sensores sem fio e computação ciente de contexto para fins de monitoramento de ambientes físicos, como aviões em ensaios de solo e vôo, visa superar as limitações de interfaces do tipo hipermídia, ou mídia contínua, como vídeo, quando as experiências que ocorrem no ambiente físico são muito complexas e/ou quando mudanças podem ocorrer muito rapidamente. Exemplos correntes de sistemas de monitoramento de ambientes físicos são normalmente muito específicos e, portanto, difíceis de serem adaptados para outros cenários de aplicação. Esses sistemas exibem uma interface textual ou bidimensional, o que limita a visualização precisa dos eventos que estão ocorrendo no ambiente físico sendo monitorado. O objetivo deste projeto é desenvolver soluções integradas que superam as limitações de sistemas de monitoramento existentes, utilizando ambientes virtuais colaborativos (AVCs) integrados a redes de sensores sem fio que são implantadas em ambientes físicos cientes de contexto. A integração dessas tecnologias promove uma interface natural que facilita a compreensão mais imediata e precisa do que está ocorrendo no mundo real. Uma alteração de temperatura, imperceptível através de vídeo, pode ser facilmente representada em um ambiente 3D, através, por exemplo, da alteração da cor do ambiente (vermelho para temperatura quente e azul para fria). No sistema a ser desenvolvido, informações são obtidas do mundo real, através da realização de ensaios ou coleta de eventos de redes de sensores sem fio implantadas no ambiente físico. Essas informações são interpretadas, armazenadas e codificadas em uma linguagem visual de tal formaque, quando mapeadas num ambiente 3D (que reflete o ambiente físico), possam ser visualizadas em tempo real ou reproduzidas posteriormente. Cinco sub-projetos serão desenvolvidos em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer: 1) Projeto e avaliação de protocolos que atendam requisitos de ensaios de solo; 2) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de vôo para levantamento da distribuição de pressão aerodinâmica sobre superfícies de sustentação; 3) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de vôo para levantamento da distribuição de Pressão e Temperatura dentro de um motor-jato; 4) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de "flutter"; 5) criação de simulações que refletem o interior de uma aeronave, mais especificamente o cockpit, através do conceito de estórias interativas não lineares (tecnologia sendo desenvolvida no Laboratório de Realidade Virtual em Rede do DC da UFSCar, que permite a descrição de ambientes virtuais 3D na forma de estórias interativas, facilitando a sua criação e/ou extensão em tempo de execução). Interfaces via processamento de voz serão inseridas como forma alternativa para interação nos ambientes virtuais 3D a serem gerados no projeto. (AU)