Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de monitoramento de ambientes físicos cientes de contexto através da integração das áreas de realidade virtual, redes de sensores sem fio e computação ciente de contexto

Processo: 06/00741-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Regina Borges de Araujo
Beneficiário:Regina Borges de Araujo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Realidade virtual  Wireless  Ambiente colaborativo  Aeronaves 

Resumo

A integração das áreas de realidade virtual, redes de sensores sem fio e computação ciente de contexto para fins de monitoramento de ambientes físicos, como aviões em ensaios de solo e vôo, visa superar as limitações de interfaces do tipo hipermídia, ou mídia contínua, como vídeo, quando as experiências que ocorrem no ambiente físico são muito complexas e/ou quando mudanças podem ocorrer muito rapidamente. Exemplos correntes de sistemas de monitoramento de ambientes físicos são normalmente muito específicos e, portanto, difíceis de serem adaptados para outros cenários de aplicação. Esses sistemas exibem uma interface textual ou bidimensional, o que limita a visualização precisa dos eventos que estão ocorrendo no ambiente físico sendo monitorado. O objetivo deste projeto é desenvolver soluções integradas que superam as limitações de sistemas de monitoramento existentes, utilizando ambientes virtuais colaborativos (AVCs) integrados a redes de sensores sem fio que são implantadas em ambientes físicos cientes de contexto. A integração dessas tecnologias promove uma interface natural que facilita a compreensão mais imediata e precisa do que está ocorrendo no mundo real. Uma alteração de temperatura, imperceptível através de vídeo, pode ser facilmente representada em um ambiente 3D, através, por exemplo, da alteração da cor do ambiente (vermelho para temperatura quente e azul para fria). No sistema a ser desenvolvido, informações são obtidas do mundo real, através da realização de ensaios ou coleta de eventos de redes de sensores sem fio implantadas no ambiente físico. Essas informações são interpretadas, armazenadas e codificadas em uma linguagem visual de tal formaque, quando mapeadas num ambiente 3D (que reflete o ambiente físico), possam ser visualizadas em tempo real ou reproduzidas posteriormente. Cinco sub-projetos serão desenvolvidos em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer: 1) Projeto e avaliação de protocolos que atendam requisitos de ensaios de solo; 2) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de vôo para levantamento da distribuição de pressão aerodinâmica sobre superfícies de sustentação; 3) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de vôo para levantamento da distribuição de Pressão e Temperatura dentro de um motor-jato; 4) Interpretação, gravação e mapeamento visual de situações obtidas de ensaios de "flutter"; 5) criação de simulações que refletem o interior de uma aeronave, mais especificamente o cockpit, através do conceito de estórias interativas não lineares (tecnologia sendo desenvolvida no Laboratório de Realidade Virtual em Rede do DC da UFSCar, que permite a descrição de ambientes virtuais 3D na forma de estórias interativas, facilitando a sua criação e/ou extensão em tempo de execução). Interfaces via processamento de voz serão inseridas como forma alternativa para interação nos ambientes virtuais 3D a serem gerados no projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOUKERCHE‚ A.; ARAUJO‚ RB; SILVA‚ FHS; VILLAS‚ L. Wireless sensor and actor networks context interpretation for the emergency preparedness class of applications. COMPUTER COMMUNICATIONS, v. 30, n. 13, p. 2593-2602, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.