Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao entre o padrao de metilacao dos genes cox-2, socs-1 e caderina-e em amostras de gastrites portadoras da bacteria helicobacter pylori.

Processo: 06/52044-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Nídia Alice Pinheiro
Beneficiário:Nídia Alice Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori  Gastrite  Metilação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bat26 | Carcinoma Gastrico | Gastrite | Helicobacter Pylori | Metilacao | Msi

Resumo

A gastrite é um processo inflamatório de células do estômago e pode ter como uma das principais causas a presença do Helicobacter pylori (HP). Essa bactéria, considerada um agente carcinogênico grupo I (IARC, 1994), possui genes como vacA e cagA que podem contribuir para a determinação de cepas mais patogênicas. A progressão da doença pode gerar casos graves como gastrite crônica e carcinoma. A instabilidade de microssatélites (MSI) é um importante marcador molecular no câncer coloretal hereditário não poliposo (HNPCC) e está presente em cerca de 13-44% em câncer gástrico, principalmente nos estágios iniciais. A hipermetilação de promotores gênicos é um indutor de silenciamento gênico, e apresenta grande importância no processo da carcinogênese. Este trabalho tem como objetivo a detecção da bactéria HP em 70 amostras de gastrite e em 70 amostras de mucosa normal, genotipagem das cepas de HP para os genes vacA ( região s e m) e cagA e a busca por biomarcadores moleculares, tais como instabilidade de microssatélites (MSI) pelo marcador BAT-26 e hipermetilação de regiões promotoras dos genes COX-2 e SOCS-1. Trata-se da continuidade do projeto "Correlação entre o padrão de metilação do promotor do gene caderina-E e MSI de BAT-26 em amostras de gastrites crônicas portadoras de cepas patogênicas da bactéria Helicobacter pylori" que se utilizou de 30 amostras de gastrites crônicas e 30 controles sem a doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)