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Construindo competencias para acao educativa em enfermagem no processo de trabalho assistencial.

Processo: 06/53512-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Amélia de Campos Oliveira
Beneficiário:Maria Amélia de Campos Oliveira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde  Competências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Educativa | Competencias | Educacao Em Saude | Formacao Inicial Em Enfermagem

Resumo

O estudo toma como objeto a formação Inicial em Enfermagem e sua interface com o processo de trabalho assistir no que se refere ao desenvolvimento de práticas educativas. Objetiva-se construir com os sujeitos envolvidos no processo de formação em Enfermagem um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira no processo de trabalho assistir.Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo que tem como marco teórico conceitual o materialismo histórico e dialético, tendo em vista sua contribuição para investigação e intervenção em Enfermagem. Para se aproximar do objeto investigado, a categoria conceitual utilizada será a "Competência Dialógica", entendida como o desenvolvimento de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos que, combinados, delineiam diferentes maneiras de realizar, com sucesso, um trabalho profissional. De acordo com essa concepção, a construção do perfil de competências desejado para uma determinada área profissional deve partir da investigação desse ambiente de trabalho e de todos os sujeitos envolvidos nele. Ao considerar a formação em enfermagem como um processo que envolve diferentes sujeitos em diferentes contextos, tomam-se como sujeitos desta pesquisa os representantes dos diversos cenários envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para critério de organização, eles estarão divididos em cinco grupos. São eles: Grupo 1, formado pelos professores de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Grupo 2, formado pelos alunos concluintes ou egressos do curso da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Grupo 3, formado pelos enfermeiros que atuam nos serviços de assistência à saúde vinculados à Universidade; Grupo 4, formado pelos gestores desses serviços que administram e coordenam a assistência à saúde dos serviços de saúde vinculados à Universidade; e, finalmente, Grupo 5, constituído de usuários que freqüentam tais serviços de saúde e para os quais a assistência de enfermagem é dirigida. O campo de estudo desta investigação incluirá: a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); dois serviços de saúde, vinculados à USP e utilizados como campo de ensino-aprendizagem para os alunos, sendo eles o Centro de Saúde Escola do Butantã e o Hospital Universitário da USP. A coleta de dados será realizada por meio de duas técnicas de abordagem: entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Para analisar os produtos da coleta de dados, será utilizada a técnica de análise de discurso, que tem como objetivo a realização de uma reflexão sobre as condições da produção e da apreensão na significação do texto. (AU)

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