Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas metabolicas e da tecnica de nado durante o exercicio realizado na velocidade correspondente a maxima fase estavel de lactato sanguineo determindada de forma continua e intermitente.

Processo: 06/54427-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Camila Coelho Greco
Beneficiário:Camila Coelho Greco
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Natação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indicess Tecnicos | Natacao

Resumo

O principal objetivo deste estudo será comparar a velocidade, concentração de lactato sanguíneo e os índices técnicos correspondentes à máxima fase estável de lactato sanguíneo obtida de forma continua e intermitente na natação. Serão convidados a participar deste estudo nadadores fundistas e triatletas, com pelo menos 5 anos de experiência nas respectivas modalidades. Os indivíduos realizarão em diferentes dias, os seguintes testes: 1) Um tiro máximo na distância de 400 m; 2) 2 repetições submáximas de 400 m, a 85 e 95% da velocidade máxima de 400 m, para a determinação do limiar anaeróbio (LAn); 3) 3 a 5 repetições com duração de no máximo 30 min em diferentes intensidades, para a determinação da máxima fase estável de lactato sanguíneo contínua (MLSSC), e; 4) 3 a 5 tentativas de 10 x 200 m em diferentes intensidades, para a determinação da máxima fase estável de lactato sanguíneo intermitente (MLSSI). O LAn será determinado através de interpolação linear entre a velocidade e a concentração de lactato, considerando uma concentração fixa de lactato de 4 mM. O critério de determinação da MLSSC e da MLSSI será um aumento menor ou igual a 1 mM de lactato entre o décimo e o trigésimo minutos. Os índices técnicos taxa de braçada (TB), comprimento de braçada (CB) e índice de braçada (IB) serão determinados em todos os testes. A TB será calculada através de filmagem utilizando o tempo necessário para se realizar cinco ciclos completos de braçadas. O CB será calculado dividindo a velocidade pela TB. O IB será determinado pelo produto da velocidade e o CB. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)