Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da exposicao aos metais pb, cd, mn, ni, e as em fundicoes de loucas sanitarias e sua correlacao com marcadores de dano oxidativo em leucocitos dos trabalhadores expostos.

Processo: 06/59210-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Elizabeth de Souza Nascimento
Beneficiário:Elizabeth de Souza Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas  Metais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adubos De Dna | Eaa/Fg | Espectrometria De Massa | Icp/Oes | Metais

Resumo

De acordo com a ABIFA (Associação Brasileira de Indústrias de Fundição), a produção em março de 2006 no País foi de 279.353 toneladas, deste montante, a região de São Paulo agrega 77.011t, com 26.593 trabalhadores relacionados com a manufatura de metais ferrosos, aço e não ferrosos. As poeiras metálicas são pequenas partículas sólidas no ar. Os fumos são partículas sólidas ainda menores liberadas onde são usados metais derretidos. Escumar, mexer, vazar, agitar, encher e outras operações que mexem com o fundido podem provocar a liberação de grandes quantidades de emanações. As inalações de fumos metálicos são mais perigosas que as das poeiras metálicas porque os fumos metálicos podem entrar mais facilmente nos pulmões. As fundições de metais não ferrosos utilizam basicamente lingotes de latão (Cobre (Cu) - Zinco (Zn)), nas quais os níveis de Cu variam de 68 a 98%, e os de Zn de 2 -32%, dependendo das características do latão. Além dos componentes primários da liga, aproximadamente 5% da formulação contém outros metais, dentre eles: chumbo, cádmio, arsênio, estanho, ferro, fósforo, manganês e níquel. Uma vez que os trabalhadores nas fundições estão expostos a diversos compostos, é importante verificar os níveis de lesões que possam refletir um efeito aditivo, sinérgico ou antagônico desses vários compostos. No presente trabalho avaliaremos os níveis de dois marcadores de dano oxidativo ao DNA (8-oxo-7,8-dihidro-2'-desoxiguanosina e 1,N2-eteno-2'-desoxiguanosina) procurando correlacioná-los aos níveis dos metais Pb, As, Cd, Ni e Mn encontrados no sangue e urina dos trabalhadores expostos em fundições de louças sanitárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXE, TIAGO SEVERO; NASCIMENTO, ELIZABETH DE SOUZA; SILVA, CARLOS SERGIO; BUSSACOS, MARCO ANTONIO. Occupational exposure profile of Pb, Mn, and Cd in nonferrous Brazilian sanitary alloy foundries. TOXICOLOGY AND INDUSTRIAL HEALTH, v. 30, n. 8, p. 701-713, . (06/59210-0)