Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de genes de função desconhecida preferencialmente expressos durante o desenvolvimento reprodutivo em cana de açúcar (Saccharum spp.)

Processo: 06/60477-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Carnier Dornelas
Beneficiário:Marcelo Carnier Dornelas
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar  Genômica  Hibridização in situ  Reprodução vegetal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana De Acucar | Florescimento | Funcao Genica | Genomica | Hibridizacao In Situ | Reproducao

Resumo

Cerca de 29,7% do total de ESTs gerados pelo projeto SUCEST correspondem a proteínas de função desconhecida. Uma proporção significativa destas seqüências é oriunda de bibliotecas de inflorescências. O controle do florescimento é de grande importância para a cultura da cana-de-açúcar e são escassos os estudos moleculares do desenvolvimento reprodutivo em gramíneas. Assim, pretende-se utilizar as seqüências geradas pelo SUCEST para a identificação e caracterização de proteínas evolutivamente conservadas e de função desconhecida, preferencialmente expressas durante o desenvolvimento reprodutivo em cana. Para tal, serão utilizadas a mineração de dados in silico, técnicas de estudos de expressão gênica como RT-PCR e hibridização in situ e a obtenção de plantas-modelo transgênicas contendo formas alteradas dos genes em questão. Esperamos que com esta abordagem, informações importantes serão obtidas a respeito do controle molecular do desenvolvimento reprodutivo em cana-de-açúcar e em gramíneas em geral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)