Busca avançada
Ano de início
Entree

Encontros e desencontros das subjetividades contemporaneas na formacao medica - olhares de alunos e professores.

Processo: 06/61255-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Lilia Blima Schraiber
Beneficiário:Lilia Blima Schraiber
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Humanização  Educação médica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Medica | Humanidades Medicas | Humanizacao | Identidade Medica | Relacoes Intersubjetivas | Subjetividades Contemporaneas

Resumo

Embora se reconheça sua importância, o ensino das humanidades médicas vive momento crítico. Pela abordagem qualitativa, pretendemos estudar o encontro clínico-terapêutico enquanto processo ensino-aprendizagem, ressaltando os aspectos das subjetividades contemporâneas e das relações intersubjetivas presentes na construção da identidade e atitudes médicas, desde alunos e professores da graduação da FMUSP. Serão usadas entrevistas, grupos focais e observação participante nas discussões de casos clínicos e nas visitas de enfermarias. Na análise dos dados, vamos interpretar-compreender o ensino-aprendizagem que se dá pela experiência vivida e pelas propostas pedagógicas formalmente estruturadas no currículo. Esperamos, assim, obter subsídios para o desenvolvimento futuro de métodos pedagógicos que, no cenário descrito, estimulem a mudança de cultura e atitude frente à condição humana na prática médica e seu ensino-aprendizagem. O presente projeto dará bases para a Tese de Doutorado de Izabel C Rios, pesquisadora participante do mesmo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)