Busca avançada
Ano de início
Entree

Amarelos da videira associados a fitoplasmas: otimizacao de diagnose, transmissao, analise filogenetica e erradicacao por termoterapia.

Processo: 07/53809-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Ivan Paulo Bedendo
Beneficiário:Ivan Paulo Bedendo
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mollicutes  Videiras  Fitoplasmas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amarelos | Fitoplasmas | Flavescencia Dourada | Mollicutes | Videira

Resumo

A videira no Brasil vem ganhando importância econômica tanto pelo aumento da produção de vinho como consumo de fruta fresca. A condução da cultura envolve tecnologias modernas e especialmente os aspectos fitossanitários têm merecido especial atenção. Em termos mundiais, dentre as doenças mais relevantes estão os amarelos e a flavescência dourada, causadas por fitoplasmas, presentes na Europa, América do Norte e Austrália. No Brasil, sintomas similares a estas doenças foram observados em videiras cultivadas nos estados de São Paulo e do Paraná. Análises conduzidas na ESALQ detectaram fitoplasmas associados a plantas sintomáticas. A identificação molecular destes fitoplasmas apontou similaridade entre os fitoplasmas que ocorrem no Brasil com aqueles presentes nos Estados Unidos e Itália. Em razão da importância dos amarelos em outros países e da ocorrência desta doença em nosso país é necessário implementar pesquisas no sentido de aumentar os conhecimentos sobre a mesma, nas nossas condições. O presente projeto de pesquisa está sendo proposto justamente para investigar aspectos relacionados aos amarelos. Assim, entre seus objetivos busca-se: otimizar o método de diagnose com base em técnicas moleculares, através da determinação do órgão da planta e do estádio fenológico mais propícios para coleta de amostras; demonstrar a transmissão do patógeno via enxertia de tecidos e insetos vetores; analisar filogeneticamente os fitoplasmas ocorrentes, relacionando-os com outros presentes em outras partes do mundo; e determinar parâmetros que possibilitem a erradicação do patógeno de plantas infectadas, visando a obtenção de matrizes livres do mesmo. As pesquisas com fitoplasmas vêm sendo incrementadas no Brasil e a condução deste projeto de pesquisa além de contribuir para aumentar os conhecimentos sobre esta importante doença da videira, também poderá contribuir para revelar o papel destes patógenos no agroecossistema tropical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)