Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do estado nutricional relativo ao selenio e ao zinco em pacientes com sindrome de turner em diferentes fases de desenvolvimento

Processo: 07/53865-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Beneficiário:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças  Zinco  Selênio  Síndrome de Turner  Glutationa peroxidase 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Glutationa Peroxidase | Selenio | Sindrome De Turner | Zinco

Resumo

A síndrome de Turner é uma anomalia genética decorrente da presença de um Cromossomo X e a perda total ou parcial do segundo cromossomo sexual, essa anormalidade ocorre antes e durante a divisão celular. Nesse contexto, como o selênio e o zinco possuem funções já muito bem descritas na proteção e na diferenciação celular, assim como na homeostasia orgânica, e com isto prevenindo danos celulares ao organismo, nosso intuito será avaliar o estado nutricional de crianças com a síndrome de Turner, em relação a estes minerais. Para tanto, serão avaliadas 30 crianças com síndrome de Turner e 30 crianças controle, para os seguintes parâmetros bioquímicos: selênio e zinco no plasma, eritrócito e urina; selênio nas unhas, e; atividade da enzima glutationa peroxidase no eritrócito. A avaliação da composição corporal será realizada através da bioimpedância e de medidas do peso e estatura. Será avaliado o consumo alimentar dessas crianças, através do registro alimentar de três dias e a análise será feita por meio do software NutWin, da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Com base nos resultados que serão obtidos, se necessário, será possível a recomendação de uma terapia de suplementação, visando a melhora do estado nutricional dessa população, uma vez que existe uma forte associação entre a síndrome de Turner e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, LILIANE VIANA; SIVIERO-MIACHON, ADRIANA APARECIDA; SPINOLA-CASTRO, ANGELA MARIA; COELHO PIMENTEL, JOSE ALEXANDRE; NISHIMURA, LUCIANA SIGUETA; MAIA, CARLA SORAYA COSTA; FRANCISCATO COZZOLINO, SILVIA MARIA. Selenium Status in Patients with Turner Syndrome: a Biochemical Assessment Related with Body Composition. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH, v. 176, n. 2, p. 217-224, . (07/53865-8)