Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao de cd45 na medula ossea e sangue periferico de caes com linfoma tratados com alta dose de ciclofosfamida suportada por transplante autologo de medula ossea.

Processo: 07/58174-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Áureo Evangelista Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Linfoma  Ciclofosfamida  Citometria de fluxo  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Cd45 | Ciclofosfamida | Citometria De Fluxo | Linfoma

Resumo

O linfoma é o tumor de tecido hematopoético mais comum nos cães e um dos tumores malignos de amior ocorrência nesta espécie. O tratamento é baseado no uso de poliquimioterápicos, e recentemente, tem-se empregado após este, uma alta dose de ciclofosfamida seguida de transplante autólogo de medula óssea, com o intuito de aumentar a sobrevida e promover ema melhora na qualidade de vida do animal. Neste ensaio, serão avaliados 20 cães, atendidos junto ao Hospital Veterinário "governador Laudo Natel da FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal. Os animais serão divididos em dois grupos, sendo o grupo controle (n=10) composto de cães sadios e grupo tratado (n=10) de cães com linfoma que receberão alta dose de ciclofosfamida seguido de transplante autólogo de medula óssea após quimioterapia convencional (Protocolo Madison-wisconsin). Serão obtidas amostras de sangue periférico e de medula óssea, para realização de leucograma e quantificação de células CD45+ periféricas e centrais, em um esquema sequencial e ao longo do tempo. Portanto, este projeto de pesquisa busca um melhor entendimento da hematotoxicidade da alta dose de ciclofosfamida e da recomposição do tecido hematopoético após transplante autólogo de medula óssea em cães com linfoma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)