Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da expressão de cd45+ e do leucograma de cães linfomatosos durante quimioterapia com o protocolo de madison-wisconsin.

Processo: 08/07443-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Letícia Abrahão Anai
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Linfoma   Patologia clínica veterinária   Quimioterapia   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | Cd45 | linfoma | quimioterapia | Patologia Clínica Veterinária

Resumo

RESUMOO linfoma canino é a neoplasia que mais acomete os cães, sendo um ótimo modelo animal para estudo devido a sua semelhança com o linfoma não-Hodgkin em humanos.O diagnóstico definitivo só pode ser firmado pela avaliação citológica ou histológica do órgão afetado. Uma das formas de seu diagnóstico está fundamentada na investigação imunofenotípica. O imunofenótipo pode ser obtido através de citometria de fluxo, imunocoloração de cortes de tecido ou de preparações citológicas obtidas por aspiração com agulha fina.A citometria de fluxo tem uma ampla aplicação, incluindo a identificação de precursores hematopoéticos, contagens celulares diferenciais da medula óssea, quantificação de reticulócitos, pesquisa de eritroparasitas, detecção de anticorpos anti-eritrocitários, contagem diferencial de leucócitos, imunofenotipagem de linfócitos e contagem de plaquetas reticuladas.O tratamento convencional do linfoma é a quimioterapia, que está evoluindo muito, podendo dar uma qualidade de vida e sobrevida ao animal. Entretanto, ela se revela extremamente hematotóxica, levando a vários efeitos colaterais, podendo ser um fator limitante.O objetivo do presente protocolo é avaliar o perfil leucocitário, com o estudo das células CD45+ de cães com linfoma submetidos ao tratamento com o protocolo de Madison-Wisconsin atendidos junto ao Serviço de Oncologia do Hospital-escola da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp, Campus de Jaboticabal - SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANAI, Letícia Abrahão. Evolução da expressão de CD45+ e do leucograma de cães linfomatosos durante quimioterapia com o protocolo de Madison-Wisconsin. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.