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Tendências curriculares na formação do universitário: a visão dos estudantes na UNICAMP

Processo: 10/06773-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Beneficiário:Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Universidade pública  Estudantes universitários  Currículos e programas  Campinas (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Currículo Do Ensino Superior | Educação Superior | Ensino Superior | Estudantes Universitários | Universidade | Ensino Superior

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo pesquisar as visões curriculares do corpo discente dos diferentes cursos oferecidos pela universidade. O interesse em pesquisar a opinião dos discentes está na importância que eles exercem na dinamização do que é intencionado através do currículo dos cursos, bem como na relevância de se conhecer se os currículos vêm ao encontro das intencionalidades que os estudantes têm para com a formação que recebem durante a graduação. Por serem os estudantes considerados, na literatura atual da área de currículos, agentes das atividades curriculares, e por se entender que todos os agentes desempenham papel significativo nessa dinamização, o conhecimento sobre as concepções que os discentes têm a respeito da finalidade da sua formação, da adequação curricular para esta formação e acima de tudo, sobre a abrangência do currículo, torna-se de relevância para a área de pesquisa sobre currículos da educação superior. Além disso, não temos na área da educação superior brasileira pesquisa que tenha tomado a opinião dos estudantes em consideração, quando o tema da estruturação curricular dos cursos de graduação é estudada. A importância desse conhecimento está em poder traçar um quadro das valorizações que os estudantes fazem quanto às três principais ênfases de formação - formação geral, formação básica e formação profissionalizante. O instrumento de coleta de dados será um questionário para ser respondido on-line, com duas partes: uma com questões fechadas sobre os aspectos atuais dos currículos dos diferentes cursos; e outra composta por uma Escala de Atitudes que objetiva levantar a valorização dos estudantes na estruturação e organização de seus currículos. Os dados coletados serão enviados para banco de dados e analisados pela metodologia da Análise de Conteúdo, tomando a Lawrence Bardin (1991) como fundamento. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos de todos os cursos que têm como Coeficiente de Progressão (CP) 0,75, o que significa que terão cumprido mais da metade de seu curso e, portanto, estão em condições de opinar sobre o currículo de seus cursos. (AU)

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