Busca avançada
Ano de início
Entree

Lesões musculares associadas a deficiência de distrofina em cães Golden retriever

Processo: 07/58360-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Julieta Rodini Engracia de Moraes
Beneficiário:Julieta Rodini Engracia de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distrofia Muscular | Golden Retriever | Juncao Musculotendinea | Lesoes Musculotendineas | Regeneracao

Resumo

As distrofias musculares são miopatias hereditárias caracterizadas por fraqueza e degeneração muscular progressiva. As distrofinopatias consistem em distúrbios ligados ao cromossomo X resultantes de mutações do grande gene da distrofina. O cão Golden retriever (GR) é utilizado como modelo no estudo da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) pois a doença é fenotipicamente e genotipicamente análoga a esta. Animais positivos para a doença de idades variadas provenientes de colônias existentes no Brasil serão utilizados neste experimento. Os animais que vierem a óbito serão submetidos às necropsias. Os músculos e junções musculotendíneas eleitos serão imediatamente removidos e colhidos em duplicata para processamento pelas técnicas usuais em histologia ou congelados em nitrogênio líquido e mantidos a 70°C graus negativos. As análises histopatológicas serão realizadas através do processamento pelas técnicas usuais de histopatologia para inclusão em parafina ou historesina. Os fragmentos musculares e musculotendíneos congelados em nitrogênio liquido serão cortados à 6 p de espessura no criostato à 20°C negativos e corados pelas técnicas de Hematoxilina-eosina e tricrômio de Gomori modificado e pelas reações histoquímicas de miosina adenosina trifostase (mATPase) com pré-incubação alcalina, esterase não específica (NSE) e alizarina red S. Serão utilizados critérios enzimohistoquímicos, imunoistoquímicos e morfológicos para a classificação morfológica das lesões musculares e seus componentes celulares nas diferentes fases de evolução da doença. A evolução do processo degenerativo muscular bem como o papel dos diferentes constituintes celulares na evolução da doença serão objeto desta pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAZATO, L. G.; MORAES, J. R. E.; BERETTA, D. C.; KORNEGAY, J. N.. Muscular Dystrophy in Dogs: Does the Crossing of Breeds Influence Disease Phenotype?. VETERINARY PATHOLOGY, v. 48, n. 3, p. 655-662, . (07/58360-1)