Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica do silicio no controle do pseudoperfilhamento e prevencao de pragas e doencas de alho allium sativum l. vernalizado e livre de virus.

Processo: 07/58660-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Leonardo Theodoro Bull
Beneficiário:Leonardo Theodoro Bull
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Silício  Alho  Nitrogênio  Vernalização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alho | Complexo Viral | Nitrogenio | Pseudoperfilhamento | Silicio | Vernalizacao

Resumo

Os objetivos deste trabalho serão avaliar a capacidade do alho de absorver silício, o efeito do silício no controle preventivo de pragas e doenças do alho vernalizado e livre de vírus, visando aumentar a eficiência no uso da água, reduzir o pseudoperfilhamento, aumentar tempo de pós-colheita e melhorar o aproveitamento do nitrogênio para aumentar o diâmetro do bulbo e, conseqüentemente a produtividade, através de avaliações fitopatológicas, análise de crescimento e de componentes da produção da cultivar Roxo Pérola de Caçador. O trabalho será conduzido durante os anos agrícolas de 2008 e 2009 na Fazenda Experimental São Manuel, Município de São Manuel, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Campus de Botucatu/Unesp (latitude 22°45' S, longitude 48°34' W, altitude de 750m). O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso, em esquema fatorial de 4 x 4 x 2 com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por quatro doses de nitrogênio, (0, 50, 100 e 200 kg ha-1); quatro doses de silício (0, 3, 6 e 12 Mg ha'1) e dois tipos de alho vernalizados, sendo um livre de vírus. As parcelas serão de 1,20 m de largura e 2,0 m de comprimento. A cultivar avaliada será Roxo Pérola de Caçador, vernalizado por 45 dias a 4°C, e a mesma cultivar vernalizada e livre de vírus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)