Busca avançada
Ano de início
Entree

Avancos biotecnologicos na criopreservacao de semen equino

Processo: 08/54287-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:Frederico Ozanam Papa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen  Inseminação artificial  Biotecnologia  Epididimo  Equinos  Criopreservação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biotecnologia | Criopreservacao | Epididimo | Equino | Inseminacao Artificial | Semen

Resumo

A possibilidade de utilização de sêmen criopreservado nos programas de reprodução em eqüinos é acompanhada por vários benefícios, porém ainda hoje, esta biotecnologia se depara com alguns entraves. Ao mesmo tempo têm-se procurado uma maneira eficiente, prática e com baixo custo de manejo das éguas selecionadas à inseminação utilizando sêmen congelado. O Experimento 1 tem como objetivo comparar diferentes curvas de congelação e descongelação na viabilidade espermática em garanhões de baixa e alta congelabilidade. Para desenvolver o projeto será utilizado o equipamento computadorizado de congelação com curvas de até 60°C por minuto, visto que somente este tipo de aparelho possibilita tais curvas. Deste modo, as curvas de congelação do equipamento serão comparadas com as curvas alcançadas com a criopreservação convencional utilizando caixa de isopor. O Experimento 2 estudará o efeito da variável concentração sobre a qualidade do sêmen pós- descongelação, avaliando também nas amostras o estresse oxidativo sobre lipídios. Posteriormente será realizado um estudo comparativo entre o método de inseminação "convencional" e o método atualmente proposto denominado de "programado", avaliando-se o desempenho desta metodologia perante a utilização de animais com padrões diferentes de congelabilidade. O Experimento 3 tem por objetivo comparar a viabilidade espermática do sêmen do epidídimo perante o armazenamento em diferentes temperaturas. Posteriormente será realizado um estudo comparativo da fertilidade dos espermatozóides criopreservados colhidos com vagina artificial com os recuperados da cauda do epidídimo. A recuperação de espermatozóides do epidídimo e sua criopreservação pode ser a última chance para recuperação do material genético quando ocorre morte ou lesão grave em garanhões de alto valor genético. Após a morte os espermatozóides permanecem viáveis no epidídimo por algum tempo até que a decomposição afete sua viabilidade. O Experimento 4 tem o intuito de avaliar o efeito dos diluentes de lavagem, a concentração de crioprotetor e diferentes concentrações na congelabilidade de sêmen do epidídimo, adicionalmente será realizado um estudo comparativo da fertilidade em diferentes doses inseminantes. Estudos utilizando sêmen criopreservado recuperado da cauda do epidídimo, mostraram valores satisfatórios. No entanto pesquisas devem ser realizadas com o intuito de melhorar taxas de prenhez e reduzir dose inseminante, visando o melhor aproveitamento do sêmen estocado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUASTI, P. N.; MONTEIRO, G. A.; MAZIERO, R. R. D.; CARMO, M. T.; DELL'AQUA, JR., J. A.; CRESPILHO, A. M.; RIFAI, E. A.; PAPA, F. O.. Pentoxifylline effects on capacitation and fertility of stallion epididymal sperm. Animal Reproduction Science, v. 179, p. 27-34, . (08/52561-8, 08/54287-0)