Busca avançada
Ano de início
Entree

A eficiencia de investimentos fapesp em inovacao tecnologica: a integracao das tecnicas analise por envoltoria de dados e indice malmquist.

Processo: 08/53356-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia Econômica
Pesquisador responsável:Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
Beneficiário:Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtividade  Eficiência  Inovações tecnológicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficiencia | Inovacao Tecnologica | Investimento Publico | Produtividade | Tecnicas Quantitativas

Resumo

Avaliação do investimento público pode ser um importante instrumento para nortear a destinação de recursos e, assim, conseguir melhor desempenho na promoção do desenvolvimento na economia de um país. Nesse sentido, são necessárias técnicas adequadas para avaliar desempenho, pois a análise de desempenho por meio dos índices das demonstrações contábeis tornou-se um procedimento rudimentar. Com base em novos procedimentos de avaliação, o presente projeto tem como objetivo geral analisar a eficiência dos investimentos públicos direcionados pelo Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), do programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio da evolução da produtividade e do nível tecnológico das empresas beneficiadas. A pesquisa será desenvolvida no Estado de São Paulo, nas empresas financiadas pela FAPESP e será conduzida, inicialmente, por meio de uma survey com o propósito de coletar dados necessários para alimentar as técnicas Análise por Envoltória de Dados (DEA) e índice de Malmquist. Vale ressaltar que os resultados poderão permitir a identificação, para o órgão fomentador, de quais empresas e quais setores utilizam mais eficientemente os recursos, além de quantificar a influência do investimento em tecnologia na competitividade das empresas. De acordo com a bibliografia pesquisada, o procedimento metodológico proposto é inédito para avaliações deste tipo e substancialmente contributivo, tanto para o órgão fomentador, quanto para o governo do Estado de São Paulo. Pesquisas desta categoria podem representar valiosa contribuição para alocação efetiva dos recursos públicos e podem ser ampliadas e estendidas para outros órgãos financiadores de inovação tecnológica no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)