Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos epidemiologicos da tristeza parasitaria bovina no estado da paraiba

Processo: 09/53193-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Marcelo Bahia Labruna
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anaplasmose  Carrapatos  Babesiose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anaplasmose | Babesiose | Carrapato | Dipteros Hematofagos | Tristeza Parasitaria Bovina

Resumo

Estudos epidemiológicos sobre a tristeza parasitária bovina (TPB) têm se concentrado em estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, o que implica numa enorme carência de dados epidemiológicos para a região Nordeste. Devido às particularidades geográficas da região Sudeste, sobretudo com relação ao clima, presume-se que muito pouco dos conhecimentos sobre TPB na metade meridional do país possa ser aplicado à região Nordeste. Por exemplo, as temperaturas mais baixas de outono e inverno nas regiões Sudeste e Sul exercem um papel preponderante na ocorrência da TPB, uma vez que nessa época do ano há supressão ou diminuição significativa das populações de vetores, assim como supressão da multiplicação do patógeno nos vetores. Já em quase toda a região Nordeste, onde as temperaturas são altas por todo o ano, outros fatores climáticos devem influenciar na dinâmica de transmissão da TPB. Dentre esses fatores, presume-se que a distribuição irregular e escassez de chuvas, assim como as características da vegetação da Caatinga (importantes no microclima dos vetores) possam ser os principais fatores ambientais influenciando na dinâmica de transmissão da TPB. Desta forma, o presente projeto objetiva determinar as prevalência e incidência da TPB em propriedades de bovinos localizadas em diferentes mesoregiões da Paraíba, e avaliar a abundância e variedade de dípteros hematógafos e a viabilidade das fases de vida livre do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus ao longo do ano em propriedades de bovinos em diferentes mesoregiões da Paraíba. Espera-se que os resultados obtidos contribuirão para um melhor entendimento da epidemiologia da TPB na Paraíba, gerando subsídios para condutas racionais de controle direcionadas às condições locais daquele estado e potencialmente em outras áreas da região Sudeste. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALÉRIA M.M. COSTA; MÚCIO FLÁVIO B. RIBEIRO; GIULIANA A.F.P. DUARTE; JOÃO FÁBIO SOARES; SERGIO S. AZEVEDO; ANTONIO THADEU M. BARROS; FRANKLIN RIET-CORREA; MARCELO B. LABRUNA. Incidência de Anaplasma marginale, Babesia bigemina e Babesia bovis em bezerros no semiárido paraibano. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 4, p. 605-612, . (09/53193-5)