Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumento de baixo custo para identificação de crianças de risco para perdas auditivas

Processo: 08/08496-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Alessandra Giannella Samelli
Beneficiário:Alessandra Giannella Samelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/10286-0 - Instrumento de baixo custo para identificação de crianças de risco para perdas auditivas, BP.TT
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos  Diagnóstico audiológico  Perda auditiva  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção primária em audiologia | audição | indicadores de risco | prevenção | Atenção primária em audiologia

Resumo

A importância da identificação e diagnóstico das alterações auditivas, o mais precocemente possível, é fundamental para o adequado desenvolvimento do ser humano. Objetivos: desenvolver um protocolo para identificar crianças com possíveis perdas auditivas para ser inserido dentro do Programa de Saúde da Família; capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para aplicação deste protocolo; aplicar este protocolo em creches e escolas da região abrangida pelo estudo; avaliar todas as crianças encaminhadas pelos ACS, creches e escolas, as quais falharam no protocolo; estabelecer a especificidade e sensibilidade deste instrumento. Método: este estudo será desenvolvido, inicialmente, com 150 crianças pertencentes à comunidade São Remo, região atendida pelo Centro de Saúde Escola (CSE) Butantã, que possui um Programa de Saúde da Família estabelecido, divididas em quatro grupos, de acordo com a faixa-etária e em virtude dos locais de acompanhamento de cada grupo: visitas dos ACS à moradia das crianças; consultas de acompanhamento na pediatria; Creche Girassol; Escola de Educação Infantil Circo-Escola; Escola "Quartel". Serão aplicados questionários com os pais ou responsáveis das crianças e, de acordo com as respostas obtidas, as crianças serão encaminhadas para avaliação audiológica completa. Posteriormente, as avaliações audiológicas serão comparadas com as respostas dos questionários para estabelecer a sensibilidade e especificidade deste instrumento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMELLI, ALESSANDRA GIANNELLA; RABELO, CAMILA MAIA; CHAPARIN VESPASIANO, ANA PAULA. Development and analysis of a low-cost screening tool to identify and classify hearing loss in children: a proposal for developing countries. Clinics, v. 66, n. 11, p. 1943-1948, . (08/08496-7)
SAMELLI, A. G.; RABELO, C. M.; PEREIRA, M. B.; PORTELA, M. N.; SANCHES, S. G. G.; NEVES-LOBO, I. F.. Comparison of screening methods for conductive hearing loss identification in children: low-cost proposal. JOURNAL OF MEDICAL SCREENING, v. 19, n. 1, p. 1-7, . (08/08496-7)