Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia de radioiodoterapia com 15 mCi e 30 mCi de iodo-131 no tratamento da doença de Graves: estudo prospectivo randomizado

Processo: 08/04504-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Marcelo Tatit Sapienza
Beneficiário:Marcelo Tatit Sapienza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina nuclear  Iodo  Radiometria  Doença de Graves  Hipertireoidismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença de Graves | Dosimetria | iodo-131 | radioiodoterapia | Medicina Nuclear

Resumo

A radioiodoterapia é empregada há mais de 60 anos como modalidade terapêutica para o hipertireoidismo em pacientes com doença de Graves. No entanto, há uma grande heterogeneidade nas formas de sua utilização e pouco consenso na literatura médica a respeito da atividade de iodo-131 a ser utilizada. A proposta do presente trabalho é avaliar o desempenho terapêutico de diferentes atividades de iodo-131, que representam os limites superior e inferior do que é utilizado habitualmente na prática clínica. Desta forma pode-se obter dados para o estabelecimento de dosagens que combinem melhores efeitos terapêuticos com menor dosimetria para o paciente, familiares e pessoal do público potencialmente exposto a estes pacientes. Objetivo: Comparar a eficácia entre as doses terapêuticas de 15 e 30 mCi de iodo-131 no tratamento do hipertireoidismo de pacientes com doença de Graves. Método: pacientes encaminhados ao Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP para tratamento do hipertireoidismo por doença de Graves serão randomizados em 2 grupos para receber iodo-131 nas atividades de 15 e 30 mCi. A evolução clínica e laboratorial será analisada por até um ano após a terapia, analisando-se as variáveis clínicas, laboratoriais e cintilográficas relacionadas aos desfechos considerados desfavoráveis (manutenção do quadro de hipertireoidismo)ou favoráveis (eutireoidismo ou hipotireoidismo). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAPIENZA, MARCELO TATIT; COURA-FILHO, GEORGE BARBERIO; WILLEGAIGNON, JOSE; WATANABE, TOMOCO; DUARTE, PAULO SCHIAVOM; BUCHPIGUEL, CARLOS ALBERTO. Clinical and Dosimetric Variables Related to Outcome After Treatment of Graves' Disease With 550 and 1110 MBq of I-131. CLINICAL NUCLEAR MEDICINE, v. 40, n. 9, p. 715-719, . (08/04504-5)