Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de fatores prognosticos em carcinoma renal de celulas claras pela tecnica de tissue microarray.

Processo: 08/52908-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Dall'Oglio
Beneficiário:Marcos Francisco Dall'Oglio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinoma de células renais  Análise serial de tecidos  Neoplasias urogenitais  Prognóstico  Marcador molecular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma De Celulas Renais | Marcadores Moleculares | Neoplasias Urogenitais | Prognostico | Tissue Microarray

Resumo

O carcinoma de células renais (CCR) representa 3% dos tumores sólidos, e sua incidência vem aumentando dramaticamente nos EUA. Os pacientes diagnosticados e tratados precocemente experimentam índices de cura bastante significativos (até 95%); em contrapartida, aqueles com doença não-localizada apresentam prognóstico mais sombrio com desenvolvimento de recidiva e metastases em 60% em 5 anos. Para estes pacientes, os resultados da quimioterapia e radioterapia são insatisfatórios e, mesmo a imunoterapia, oferece taxas de resposta de 11 e 15% e resposta completa em apenas 2%. O conhecimento dos mecanismos moleculares desta neoplasia possibilitou o desenvolvimento de drogas alvo, com algum sucesso no controle da doença. Entretanto novos fatores prognósticos devem ser estudados com o intuito de definir os tumores como potencial de agressividade que possam receber tratamento adjuvante, diminuindo os altos índices de recidiva e óbito pela doença. Este é um estudo retrospectivo que tem o objetivo de identificar fatores prognósticos moleculares em CCR do tipo células claras, utilizando a técnica imunohistoquímica em tissue microarray (TMA). Para isso estudaremos 80 pacientes que foram submetidos a nefrectomia há no mínimo 3 anos, onde foi diagnosticado carcinoma de células claras, que tenham material disponível e em bom estado para construção do TMA, e cujo acompanhamento não tenha sido inferior a 3 anos. Os marcadores a serem estudados são CA-IX, p53 Ki-67, PTEN, VEGF, VEGFR cujo resultado de expressão será correlacionado com os fatores prognósticos convencionais, tamanho do tumor, estádio patológico, grau nuclear de Fuhrman, e invasão microvascular, e com sobrevida global e livre de doença. Ao final, proporemos a elaboração de um nomograma incluindo fatores prognósticos moleculares e convencionais que permita prever a evolução destes pacientes na ocasião da nefrectomia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO ZERATI; KATIA R. M. LEITE; JOSE PONTES-JUNIOR; CESAR CAMARA SEGRE; SABRINA THALITA REIS; MIGUEL SROUGI; MARCOS FRANCISCO DALL'OGLIO. Carbonic Anhydrase IX is Not a Predictor of Outcomes in Non-Metastatic Clear Cell Renal Cell Carcinoma - A Digital Analysis of Tissue Microarray. INTERNATIONAL BRAZ J UROL, v. 39, n. 4, p. 484-492, . (08/52908-8)