Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia da doenca periodontal destrutiva em uma populacao isolada brasileira: prevalencia, extensao, severidade e associacao a fatores ambientais, biologicos e comportamentais.

Processo: 08/55404-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Francisco Emílio Pustiglioni
Beneficiário:Francisco Emílio Pustiglioni
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia  Doenças periodontais  Epidemiologia  Fatores de risco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doencas Periodontais | Epidemiologia | Fatores De Risco | Microbiologia

Resumo

Um melhor entendimento dos fatores de risco para as doenças periodontais é proporcionado por estudos de "extremos". Seguindo esta linha de raciocínio, informações que podem ser obtidas por estudos representando, da melhor maneira possível, a história natural das doenças periodontais, tornam-se indispensáveis. Em populações isoladas, geralmente encontradas em países em desenvolvimento, um controle de fatores de confusão é obtido naturalmente pela restrição da influência da utilização de medicamentos, influências do tratamento odontológico, principalmente quanto à restrição ao tratamento periodontal, extrações dentárias e procedimentos de higiene bucal. Assim sendo, o estudos destas populações, sob o aspecto epidemiológico, pode fornecer informações importantes à respeito das doenças periodontais destrutivas. Os objetivos do presente estudo são: (1) Avaliar a prevalência das espécies bacterianas A. actinomycetencomitans. (cepas de máxima e mínima leucotoxicidade), P gingivalis (P.g), P. Intermedia (Pi.), T. forsythia (T.f) e C. rectus (C.r.); (2) Investigar a habilidade de certos perfis bacterianos em descriminar estados de doença e saúde periodontal; (3) e a associação entre a presença de certos perfis bacterianos com a prevalência de perda de inserção periodontal e profundidade de sondagem, em uma população isolada brasileira. População caracterizada pela ausência de serviços de saúde, higiene bucal precária e alta ocorrência de consangüinidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORRAINI, PRISCILA; BAELUM, VIBEKE; PANNUTI, CLAUDIO M.; ROMITO, GIUSEPPE A.; AQUINO, DAVI R.; CORTELLI, SHEILA C.; CORTELLI, JOSE R.; PUSTIGLIONI, FRANCISCO E.. Subgingival microbial profiles as diagnostic markers of destructive periodontal diseases: A clinical epidemiology study. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA, v. 71, n. 2, p. 289-299, . (08/55404-0, 09/50555-3)