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Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de um instrumento computadorizado para avaliação e monitoramento da saúde e estado nutricional do escolar

Processo: 09/05653-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Betzabeth Slater Villar
Beneficiário:Betzabeth Slater Villar
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/00780-8 - Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de um instrumento computadorizado para avaliação e monitoramento da saúde e estado nutricional do escolar, BP.TT
10/00819-1 - Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de um instrumento computadorizado para avaliação e monitoramento da saúde e estado nutricional do escolar, BP.TT
Assunto(s):Estado nutricional  Crianças em idade escolar  Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa  Usabilidade de software 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolar | Instrumentos computadorizados | Nutrição | Qfa | R24horas | Saúde | Metodologias para avaliação e monitoramento da saude

Resumo

Cada vez mais os sistemas computadorizados e o meio digital estão sendo incrementados no campo das pesquisas relacionadas à saúde da população. Novos adeptos da pesquisa epidemiológica estão aderindo a estas novas tecnologias, levando-se em consideração o rápido crescimento da Internet como ferramenta. Objetivo. Desenvolver um sistema computadorizado para a coleta de dados, avaliação e monitoramento da saúde e estado nutricional de escolares, assim como ampliar a ferramenta existente para a avaliação do consumo alimentar, em âmbito local e nacional, utilizando a Internet como meio de comunicação. Material e métodos. O sistema a ser desenvolvido contemplará questões relativas a estilo de vida, condições socioeconômicas, alimentação escolar, crescimento, desenvolvimento e segurança alimentar e nutricional de escolares. Em relação aos instrumentos de avaliação do consumo alimentar, será desenvolvido o Recordatório de 24 horas estruturado, além da ampliação das ferramentas já existentes (questionários de frequência alimentar simplificado para adolescentes QFASA). Será testada a usabilidade do sistema a ser desenvolvido em aproximadamente 80 crianças e adolescentes voluntários de ambos os sexos, matriculados em escolas públicas da rede de ensino do município de São Paulo, com idade entre 7 e 15 anos incompletos. O estudo de validação do Recordatório de 24 horas estruturado será conduzido em amostra de aproximadamente 200 escolares, com as mesmas características descritas anteriormente. Será desenvolvido álbum fotográfico digital de alimentos para apoio aos métodos de avaliação do consumo alimentar. Para as análises estatísticas da validação do Recordatório de 24 horas estruturado, serão realizadas análises descritivas, testes t de student para verificar diferenças entre os sexos e ANOVA e teste de Tukey (HSD) para verificar as diferenças entre os grupos etários. Para analisar a acurácia, serão utilizadas as análises de classificação cruzada, Kappa ponderado, gráficos de Bland-Altman e coeficientes de correlação. Para a usabilidade do sistema serão utilizados análises descritivas, testes paramétricos e não paramétricos de acordo com a distribuição das variáveis e objetivos da pesquisa. Além disto, análises qualitativas para dados obtidos na etapa de grupo focal. Este projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. (AU)

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