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Os efeitos do princípio da modalidade na carga cognitiva dos alunos de um curso de graduação online no Brasil

Processo: 09/06207-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação  Educação a distância  Design  Aprendizagem  Educação digital  Ambiente colaborativo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design Instrucional | e-learning | principio da modalidade | e-learning

Resumo

Com um crescimento exponencial, o EAD vem obtendo sucesso na oferta de vagas para o ensino superior Brasileiro. Na busca por uma melhoria continua da qualidade do ensino de EAD no Brasil, identificamos no design instrucional como um fator importante na busca da efetividade de aprendizagem. O principal objetivo deste trabalho e o desenvolvimento de um material didático respeitando o princípio da modalidade e consequentemente ajudar a diminuir a carga cognitiva extrínseca do aprendiz. Outros fatores deverão ser também investigados como o estilo de aprendizagem dos alunos e a sua experiência. Um estudo experimental com dois grupos de 20 alunos, do curso de administração online, irão desenvolver atividades paralelas na Internet com o mesmo conteúdo em diferentes formatos. Serão coletadas informações sobre avaliação diagnóstica, avaliação somativa, conhecimentos de transferência, carga cognitiva e satisfação do usuário para responder os objetivos da pesquisa. (AU)

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