Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência dos tecidos moles sobre a densidade óssea mandibular

Processo: 08/10680-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Pesquisador responsável:Gulnara Scaf
Beneficiário:Gulnara Scaf
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Radiografia dentária digital  Densidade óssea  Mandíbula  Músculos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Densidade óssea | mandíbula | radiográfia dentária digital | Radiologia Odontológica

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência dos tecidos moles sobre a densidade óssea mandibular. Metodologia: O estudo será realizado com 15 mandíbulas humanas maceradas. Para a simulação do tecido mole serão utilizados três tipos de material: cera, resina acrílica e madeira em diferentes espessuras, que serão determinadas após um estudo piloto. As mandíbulas serão fixadas e estabilizadas por um dispositivo. Os simuladores de tecido mole serão posicionados por vestibular na região posterior da mandíbula. A placa de fósforo (Sistema Digital Denoptix QST) será colocada paralela à mandíbula e o feixe de raios X (Oralix) incidirá perpendicular ao conjunto simulador-mandíbula- placa de fósforo, com distância foco-placa de 30 cm. As imagens serão capturadas com a resolução de 600 dpi. Os fatores de exposição utilizados serão: 65 kV, 7 mA e os tempos de exposição serão determinados por testes piloto. Será utilizada uma escala de densidade para avaliar a densidade de um objeto padrão em todas as imagens. Após a obtenção das imagens será utilizado o programa ImageJ para o cálculo da densidade óssea. Para a comparação do efeito de diferentes tipos de material simulador de tecido mole, considerando a densidade obtida para o tecido ósseo e para a escala de densidade será aplicada análise de variância, respeitada a condição de homocedasticidade. Para a comparação da densidade óssea média obtida das imagens de 8 e de 16 bites será aplicado o teste t-Student. O nível de significância adotado será de 5% para a tomada de decisão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MOLON, R. S.; BATITUCCI, R. G.; SPIN-NETO, R.; PAQUIER, G. M.; SAKAKURA, C. E.; TOSONI, G. M.; SCAF, G.. Comparison of changes in dental and bone radiographic densities in the presence of different soft-tissue simulators using pixel intensity and digital subtraction analyses. Dentomaxillofacial Radiology, v. 42, n. 9, . (08/10145-8, 08/10680-0)