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Estudo experimental da emissão de poluentes atmosféricos na combustão de um carvão mineral brasileiro em leito fluidizado circulante

Processo: 07/06714-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Araí Augusta Bernárdez Pécora
Beneficiário:Araí Augusta Bernárdez Pécora
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/02882-2 - Estudo experimental da emissao de poluentes atmosfericos na combustao de um carvao mineral brasileiro em leito fluidizado circulante., BP.TT
Assunto(s):Monitoramento ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustao De Carvao Mineral | Emissoes Atmosfericas | Emissoes De Nox | Leito Fluidizado Circulante | Sorcao De So2 | Controle da poluição

Resumo

Esta pesquisa visa avaliar os níveis de conversão de carbono, emissão de dióxido de enxofre (SO2) e de óxidos de nitrogênio (NOx) no processo de combustão de carvão mineral brasileiro em leito fluidizado circulante, com a adição de diferentes tipos de calcário. Testes experimentais serão realizados em equipamento projetado e construído no Laboratório de Processos Térmicos e Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, procurando-se subsídios para o estudo do processo de combustão de carvão, sorção de enxofre e emissão de NOx nos gases de exaustão. Esta pesquisa pretende dar continuidade ao projeto “Adequação e partida de um combustor piloto em leito fluidizado para estudo das emissões atmosféricas na combustão de um carvão mineral brasileiro”, processo 05/56621-7, realizando experimentos com taxas menores da razão molar Ca/S na alimentação do combustor e com menores vazões de ar de fluidização, visando à otimização das condições de operação do equipamento. Os testes experimentais programados visam obter os perfis de pressão estática e de temperatura no circuito envolvendo coluna principal, ciclone, coluna de retorno e válvula de recirculação, além da eficiência de conversão do carbono e emissões de SO2, NOx, CO e O2. Os resultados visam contribuir para o entendimento dos fenômenos envolvidos no reator, assim como obter dados úteis para o projeto e modelamento matemático de combustores operando com leito fluidizado circulante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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