Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de brassinosteróide no crescimento e metabolismo de plantas de Cajanus cajan (L.) Millsp., submetidas a estresse salino

Processo: 08/50165-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Claudia Regina Baptista Haddad
Beneficiário:Claudia Regina Baptista Haddad
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Salinidade  Brassinosteroides  Clotrimazol  Guandu  Expressão gênica  Adaptação fisiológica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bri | Clotrimazol | Guandu | Hsp

Resumo

A salinidade inibe o crescimento, reduz a produção e acelera a senescência em muitas plantas. Brassinosteroides são hormônios que aumentam a tolerância de plantas a diversos tipos de estresse, inclusive o salino. Clotrimazol, um imidazol, tem sido usado como inibidor da síntese de brassinosteroides. Cajanus cajan, uma leguminosa conhecida como guandu, é amplamente cultivada no Brasil, onde parte do solo encontra-se salinizada. Em observações prévias, constatamos que em guandu, aplicações de Brassinosteroide atenuaram os efeitos inibitórios de NaCI em diversos parâmetros de crescimento, enquanto que clotrimazol acentuou o efeito do sal. O objetivo deste projeto será verificar alterações metabólicas causadas por Brassinosteroide e relacioná-las à adaptação de guandu ao NaCI. Serão avaliados os teores de clorofilas e as taxas de fotossíntese. Sob baixo potencial hídrico, solutos compatíveis reduzem o potencial osmótico das células, mantendo a entrada de água nas raízes. Serão avaliadas as concentrações dos seguintes solutos compatíveis: açúcares solúveis, sacarose e prolina. Será analisado o metabolismo de nitrogênio, por comparações dos teores nitrato, aminoácidos livres e proteínas totais raízes, além da atividade da redutase de nitrato e dos padrões dos aminoácidos transportados no xilema. Serão avaliadas "Heat shock proteins", que estão associadas à tolerância a estresses. Há indicações na literatura de que aplicação de Brassinosteroide inibe a expressão do gene BRI1, que codifica uma proteína do receptor do hormônio. Porém, foram usadas espécies distintas da proposta neste projeto. Uma das espécies não foi cultivada sob estresse e a outra cresceu sob luz contínua. Não há trabalhos sobre estresse salino e BRI. Assim, a investigação do efeito Brassinosteroide sobre BRI1 pode ajudar a esclarecer o papel do hormônio na adaptação de plantas à salinidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURIGAN DALIO, RONALDO JOSE; PINHEIRO, HILDETE PRISCO; SODEK, LADASLAV; BAPTISTA HADDAD, CLAUDIA REGINA. The effect of 24-epibrassinolide and clotrimazole on the adaptation of Cajanus cajan (L.) Millsp to salinity. ACTA PHYSIOLOGIAE PLANTARUM, v. 33, n. 5, p. 1887-1896, . (08/50165-8)