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Desenvolvimento de padrões de nível de serviço e recomendações operacionais para terminais de passageiros em aeroportos brasileiros

Processo: 09/09321-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Anderson Ribeiro Correia
Beneficiário:Anderson Ribeiro Correia
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte aéreo  Aeroportos  Terminais de passageiros  Simulação por computador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aeroportos | Capacidade | Nível de Serviço | Simulação | Terminais de Passageiros | transporte aéreo | Terminais de passageiros aeroportuários

Resumo

A saturação da capacidade em importantes aeroportos, as reduzidas possibilidades de implementação de novos aeroportos nos grandes centros e a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 motivam a análise da qualidade e das condições de serviços em aeroportos brasileiros. O nível de serviço em terminais aeroportuários está relacionado com a satisfação e com a percepção que o cliente tem dos serviços oferecidos e pode influenciar na "imagem" do aeroporto. Nesta pesquisa o cliente foco é o passageiro e seis importantes aeroportos brasileiros serão analisados. A metodologia a ser empregada unirá conceitos de entrevistas com passageiros e de modelos de simulação para o entendimento da percepção do nível de serviço sob o ponto de vista de diferentes usuários e sob diferentes cenários. Serão três dias de coleta de dados em cada aeroporto com o apoio de uma equipe treinada e coordenada, contabilizando, no total, 18 dias de entrevistas. A intenção é desenvolver este estudo em 24 meses e ao final serão feitas recomendações de padrões de nível de serviço e recomendações operacionais para aeroportos brasileiros. Tais recomendações, apresentadas por meio de um manual, visam auxiliar companhias aéreas, autoridades aeroportuárias, projetistas, gerentes e consultores no planejamento e na operação de um complexo aeroportuário. Através da melhoria do nível de serviço oferecido em um aeroporto, outras metas poderão ser atingidas, como por exemplo: a melhoria no desempenho e na qualidade das atividades, as vantagens competitivas, a redução de custos, o aumento do market share e a satisfação dos passageiros. (AU)

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