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Alocação de slots em aeroportos no Brasil: impactos na competitividade do setor aéreo

Processo: 09/09216-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Economia de transportes  Aeroportos  Infraestrutura de transportes  Transporte aéreo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aeroportos | Competição | Econometria | infraestrutura aeroportuária | Organização Industrial | slots | Economia dos Transportes

Resumo

Este projeto tem por objetivo estimar, utilizando modelos de Teoria da Organização Industrial e econometria, o impacto da dominância de infraestruturas de transportes sobre o poder de mercado de grandes transportadoras estabelecidas. Um estudo de caso será constituído, enfatizando-se uma aplicação ao setor de transporte aéreo de passageiros no Brasil e suas políticas regulatórias de acesso a aeroportos congestionados. Utilizar-se-á o estudo de caso da concessão de horários de pouso e decolagem no sistema aeroportuário brasileiro - os chamados slots -, com ênfase nos efeitos da dominância de freqüências de vôo em dois dos mais movimentados aeroportos brasileiros, Congonhas e Santos Dumont. Esta aplicação, inédita na literatura do setor, terá como base o apoio em dados bastante detalhados acerca do mercado da Ponte Aérea Rio de Janeiro - São Paulo. Será desenvolvida uma modelagem estrutural de demanda e oferta no mercado de transporte aéreo, visando identificar de forma consistente a conduta competitiva das firmas, em situações de maior concentração ou participação na posse de slots. A estimação consistente da conduta será abordada por meio de uma relação de oferta generalizada (ROG), de forma a aninhar importantes referências da literatura de Organização Industrial como casos especiais. (AU)

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