Busca avançada
Ano de início
Entree

A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental

Processo: 08/03014-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Alessandra Arce Hai
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/00761-6 - A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental, BP.TT
09/00308-0 - A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental, BP.TT
Assunto(s):História da educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Álvaro Guião | historia da educação | História das Idéias Pedagógicas | instituição escolar | História da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa originou-se a partir do trabalho que venho desenvolvendo a um ano e meio no projeto de extensão "Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião", sob minha coordenação. Este trabalho de extensão é realizado em parceria com a Unidade de Educação, Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e com a direção da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião de São Carlos, tombada pelo patrimônio nacional. Objetiva-se com esse esforço conjunto recuperar, conservar e organizar o acervo documental e bibliográfico da Antiga Escola Normal de São Carlos. Acervo esse constituído por mais de 3000 livros (dentre eles encontram-se obras datadas do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX) e milhares de documentos administrativos desde a fundação da escola até os dias atuais. O acesso ao acervo levou-me a descoberta de registros preciosos da história das idéias pedagógicas no Brasil. Devido à escassez de estudos a respeito do trabalho pedagógico realizado na escola decidi-me por propor o presente projeto. Com o intuito de contribuirmos para a reconstrução e compreensão de como as idéias pedagógicas veiculadas no Brasil se colocaram no âmbito do trabalho cotidiano das escolas, este projeto objetiva: investigar, analisar e compreender como a formação de professores sofreu transformações, revezes teóricos, revoluções. Procurar-se-á assim, compreender o movimento das idéias pedagógicas no Brasil que nesse período foram do ensino intuitivo para a escola nova encerrando-se no tecnicismo. Para tanto se utilizarão documentos administrativos da escola (as grades curriculares, livros de registros dos professores, cadernos de professores, boletins de alunos, atas de reuniões docentes, bibliografia utilizada nos cursos de formação de professores, e outras fontes primárias necessárias aos objetivos desse projeto), material bibliográfico (revistas, livros, jornais) visando captar o movimento das idéias pedagógicas e sua expressão na prática pedagógica. Palavras-chaves: História das Idéias Pedagógicas - Instituição Escolar- Escola Nova - Formação de Professores (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)